Parceria com Gumelo :: O Meu Primeiro Gumelo







Gumelo é uma empresa de Almeirim que criou a fórmula que permite produzir cogumelos a partir da borra de café. 
Devidamente compactado numa gira embalagem em cartão, nascem cogumelos, no espaço de 10 a 20 dias. Para que isso aconteça, basta seguir as instruções que se resumem a destacar uma janela e vaporizá-la duas vezes por dia com água, sendo essencial que a mesma esteja num local iluminado mas sem luz solar directa.




João Cavaleiro (biólogo), Tiago Marques (designer de comunicação) e Rui Apolinário (licenciado em ciências farmacêuticas), são estes os três fundadores da Gumelo. 
Foi durante o percurso académico em biologia, que João Cavaleiro começou a desenvolver um interesse particular pelos cogumelos. Este, resolveu tentar por si próprio criar uma fórmula que permitisse produzir cogumelos a partir da borra de café. Depois de mais de dois anos de pesquisa intensa e muitas experiências, conseguiu criar um substrato estável para produzir cogumelos, constituído exclusivamente por borra de café. A meio deste processo, João percebeu que a sua descoberta poderia ser o ponto de partida para um projecto empresarial e começou a procurar apoios para a criação de uma microempresa.
Foi assim que o Apoiar Micro, um programa de incentivo à criação de microempresas na Região de Santarém e promovido pela Nersant, se tornou a rampa de lançamento para a Gumelo. 
Entretanto, em Janeiro de 2011, Tiago Marques juntou-se a este projecto. A sua experiência em design de comunicação e marketing viria a ser muito útil na definição de uma estratégia global para a introdução do Eco Gumelo no mercado.

Em Abril de 2011, a Gumelo era já uma marca registada e os primeiros protótipos da embalagem começaram a ser testados. Durante o Verão, Rui Apolinário juntou-se aos dois amigos trazendo consigo uma ampla visão de gestão administrativa e financeira que seria estruturante para a criação da empresa. A 20 de Janeiro de 2012, a Gumelo foi formalmente constituída como empresa e começaram os trabalhos de adaptação de uma antiga taberna do início do século XX.


Ao adquirir o kit Gumelo obtém uma forma fácil, divertida e ecológica de produzir cogumelos em casa. Para isso, é apenas necessária a borra de café que está armazenada no interior da caixa. Desta forma, dizem os mentores do projecto, criar este cogumelo é transformar o que era desperdício num alimento de alto valor nutritivo. Ao mesmo tempo, durante o processo de crescimento do cogumelo, a borra de café torna-se num resíduo biodegradável de impacto reduzido. 


A Gumelo teve a gentileza de me enviar o kit " O Meu Primeiro Gumelo"
Este kit, existente em duas versões - para menino e menina,  foi criado para crianças e é uma forma ecológica, muito fácil e divertida de produzir cogumelos em casa.

Com O Meu Primeiro Gumelo estão incluídos; lápis de cor, vaporizador, instruções e um  para que os adultos possam acompanhar as crianças e tirar o máximo partido pedagógico desta experiência.





Explorar a Criatividade
Primeiro que tudo, a criança terá a oportunidade de colorir a caixa do Gumelo,em que poderá explorar a sua criatividade utilizando os lápis de cor enviados no kit.


Educar para a Responsabilidade
Com O Meu Primeiro Gumelo, a criança terá a responsabilidade do seu desenvolvimento e perceberá que quanto mais nos dedicamos, melhores resultados obtemos. Assim, ficamos mais autoconfiantes e inspiramos mais confiança nos outros.


Sensibilizar para a Ecologia
Com a experiência do O Meu Primeiro Gumelo. a criança será sensiblizada para a proteção do meio ambiente, para a sustentabilidade, para o contacto responsável com a natureza é uma tarefa de particular importância. O Meu Primeiro Gumelo permite a produção ecológica de cogumelos, usando apenas borra de café como substrato.

Estimular o gosto pela Ciência
A expetativa e o interesse gerados durante o desenvolvimento do Meu Primeiro Gumelo, levam a criança a colocar questões cujas respostas encontrará experimentando e observando os resultados de forma sistemática. Permitindo o crescimento de um ser vivo tão interessante, o Meu Primeiro Gumelo desperta na criança a vontade de conhecer mais sobre o mundo dos cogumelos e sobre a Natureza em geral.


Despertar para os Sabores
O Meu Primeiro Gumelo permite à criança o contacto com um novo alimento, acrescentando valor ao seu leque de descobertas. Um alimento fresco, sem conservantes, sem aditivos e, por isso, pleno de sabor.


Promover uma Alimentação Saudável
É de pequenino que se aprende a comer bem! O Meu Primeiro Gumelo produz cogumelos da espécie Pleurotus ostreatus de elevado valor nutritivo e funcional. Sendo ricos em proteínas e com baixo teor em gorduras, o seu consumo regular ajuda a reduzir o colesterol, a combater a obesidade, a prevenir doenças cardiovasculares e a reforçar o sistema imunitário. São uma excelente alternativa a outros produtos ricos em proteína como a carne, o peixe e os laticínios, contribuindo para uma dieta equilibrada.





Ao longo dos próximos dias, pretendo fazer uma reportagem fotográfica da evolução dos cogumelos, mostrando a beleza do seu crescimento. 
Para entrar nesta fantástica viagem, basta seguir todas as publicações que farei acompanhando o desenvolvimento dos cogumelos do O Meu Primeiro Gumelo.





Muito obrigada à Gumelo pelo kit O Meu Primeiro Gumelo que me enviaram, adorei o conceito e vou adorar a experiência.