Sopa da Horta com Chouriço Mouro

















1 chouriço mouro da marca Sicarze
200 g de entrecosto carnudo, em pedaços
1 cebola
2 dentes alho
400g de batata para cozer
1 L de água
2 c. de sopa azeite extra virgem (usei o Azeite Castelo de Marvão)
200 g de acelga 
200 g de couve
100 g de cenoura
1 pedaço da parte branca do alho francês
Sal q.b. (usei o sal marinho Marnoto)


Comece por cortar a cebola, batatas e os dentes de alho em pedaços pequenos. Adicione-os a uma panela como litro de água e leve ao lume.
Quando ferver, tempere com sal e metade do azeite, tape e deixe cozer durante, cerca de, 20 minutos ou até as batatas estarem cozidas e a carne tenra. 
Entretanto, lave os restantes legumes e corte em juliana a acelga e a couve que preferir. Corte a cenoura em lâminas pequenas e o alho francês em pedacinhos.
Retire a carne para um prato e passe o preparado de batata pela varinha magica. Leve novamente ao lume, deixe retomar fervura e junte mais água, se necessário (mas pouca, pois a sopa deve ser cremosa), e acrescente os legumes que cortou. Deixe-os cozer por 15 minutos, acrescente o chouriço mouro em rodelas, deixe cozinhar um pouco e junte o restante azeite, deixando levantar fervura.



Para acompanhar este prato, recomendo:


Vinhão - Grande Escolha
Adega Ponte da Barca 

Castas: Vinhão
Região: Vinhos Verdes

É um vinho verde obtido exclusivamente a partir da rigorosa seleção da mais ilustre casta tinta da região - Vinhão.
 Com uma cor intensa e aroma a frutos vermelhos, tem um passado milenar e dispõe de características invulgares o que faz dele um vinho da modernidade pela sua polivalência gastronómica, sendo considerado um ex-libris na região. 

Este é um vinho excelente para o acompanhamento de pratos muito variados, entre outros pratos de carne, principalmente grelhados e assados.






Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Sicarze, Azeite Castelo de Marvão, Marnoto/Necton e Adega Ponte da Barca pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.