Parceria com Escrinho - Produtos Regionais de Portugal







É como muito gosto que informo, a todos os que me visitam, acerca da parceria entre o Nárwen's Cuisine e a Escrinho
Esta é uma empresa, sediada em Oeiras, que tem como objetivo promover e divulgar produtos portugueses de excelência, nomeadamente os transmontanos.

O objetivo primordial da loja, consiste na promoção e divulgação de PRODUTOS PORTUGUESES de EXCELÊNCIA, desconhecidos do grande público, ajudando os produtores a escoá-los.
Os produtos que a Escrinho comercializa são alguns dos melhores produtos da Região de Trás-os-Montes, a preços muito competitivos.

Estes produtos foram minuciosamente selecionados, com critérios sérios de exigência qualitativa em toda a cadeia de produção, e ainda, recorrendo a entidades com competências de controlo e certificação, tais como: Ministério da Agricultura, SATIVA, Tradição & Qualidade e laboratórios independentes. Consequentemente, a comercialização de alguns destes produtos, sabonetes naturais com leite de burra, irá contribuir ativamente para a Preservação da Biodiversidade e Conservação do Património Genético, contribuir para a preservação social de muitos usos e costumes, associados à espécie ameaçada de extinção, Burro Mirandês, raça autóctone.


Os produtos que a Escrinho tem ao seu dispor são os seguintes:



Azeite
O Azeite Virgem Extra, Casa dos Pradas, cujas azeitonas são colhidas no Norte de Portugal, Região de Trás-os-Montes, na Terra Fria Transmontana, abrangendo os municípios de Bragança, Vimioso, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Miranda do Douro, é concebido por extracção mecânica a frio, a partir das mais nobres castas, tais como a Santulhana, a Madural e a Cordovil, conserva assim, todas as propriedades que o transformam na mais nobre gordura alimentar e num produto natural por excelência.
Azeite de categoria superior obtido directamente de azeitonas, unicamente por processos mecânicos.

Acidez ≤ 0,5 % 
Produto 100% natural sujeito a depósito.



Fumeiro
Confeccionado com a melhor selecção de carnes de porco da região, este fumeiro tem uma particularidade única que o distingue dos demais, as carnes ficam 3 dias a marinar em água d'alhos. Uma curiosidade, nesta região (Miranda do Douro) não se usa vinho para temperar as carnes. Por último, coloca-se o fumeiro ao fumo por um período nunca inferior a 8 dias. Nesta região existe um enchido único, o butelo. É feito com carne e osso da ponta da costela. É magro e muito apreciado pelos turistas que nos visitam.

Enchidos disponíveis; Alheira Mirandesa, Butelo Mirandês, Chouriça Mirandesa, Salpicão Mirandês




Queijos
Queijos Transmontanos de cabra ou de ovelha com características únicas!

Queijos disponíveis:

- Queijo de Cabra Transmontano - fresco
- Queijo de Cabra Transmontano DOP de 2, 12 ou 18 meses de cura
- Queijo de Cabra Transmontano Apimentado de 2, 8 ou 21 meses de cura
- Queijo de Ovelha Terrincho DOP - 2 ou 3 meses de cura

Queijo de Cabra Transmontano - DOP  é medalha de OURO 2012, repetindo a conquista de 2011.




Mel

Mel do Parque Natural de Montesinho - É um mel de zona de Montanha, multifloral, produzido na área dos Concelhos de Bragança e Vinhais, onde se encontram predominantemente manchas de Carvalho Negral e Castanheiro, para além da existência de muitas lamas com Freixos, e junto às linhas de água: Salgueiros e Amieiros, e também múltiplas plantas silvestres de importância apícola. Nas áreas das matas a vegetação é representada pelas urzes, carquejas, arçãs e estevas.
O Agrupamento de Produtores de "Mel do Parque", Lda., comercializa o "Mel do Parque de Montesinho" – DOP (Denominação de Origem Protegida) e MPB (Modo de Produção Biológico) de acordo com os princípios regulamentados pelas normas europeia e nacional.

Produtos disponíveis; Mel e creme de Corpo natural à Base de Mel

Licor - Vinho - Espumante

Licores:
- Licor de Abrunho, Amora Silvestre, Casca de Noz Verde, Castanha e Ginja

Vinhos:
- Vinho D.O.C. Ribeira do Corso Branco e Tinto
- Vinho Lhéngua Mirandesa (Regional) Branco, Rosé e Tinto
- Vinho Pauliteiros Branco, Rosé e Tinto
- Vinho Montes Ermos Branco Reserva, Rosé e Tinto

Espumantes:
- Espumante Terras do Demo Bruto, Branco, Tinto e Rosé
- Espumante Vértice Millésime



Cutelaria

Cutelarias de Palaçoulo - Miranda do Douro, consigo desde 1870. O saber de várias gerações!

A Escrinho tem disponíveis diversos produtos de cutelaria transmontana, nomeadamente facas e navalhas de variados tamanhos e feitios.







Produtos com Leite de Burra

Segundo diversos estudos cientificos, o Leite de Burra é um leite rico em vitaminas e ácidos gordos essenciais, muito semelhante ao leite materno dos humanos.
Apresenta um conjunto de interessantes caraterísticas para a cósmética. Contém variados ácidos gordos insaturados e inúmeras vitaminas (A, B2, C e E) e ácidos Ómega 6 que são altamente apreciados em cosmética. As vitaminas C e E desempenham um importante papel anti-oxidante que favorecem o retardamento do processo de envelhecimento da pele. Além disso, contribuem ainda, acelerando os mecanismos de cicatrização e garantindo a estabilidade das estruturas celulares.

Todos os sabonetes CLEO, contém Leite de Burra em estado líquido, contribuindo para a hidratação, regeneração e redução dos efeitos de envelhecimento da pele.



Para fazer as suas encomendas, basta registar-se no site da Escrinho, clicando aqui.

Aproveite também e visite a loja:

ESCRINHO - Produtos Regionais, Lda

R. Sebastião Arriaga, 30 1º. esq.
2760-140 Caxias
Oeiras - Lisboa
Portugal
Aberto de Segunda a Sábado das 9 ás 19

E faça um "gosto" na sua página no facebook clicando aqui, deste modo ajudará a divulgar os nossos melhores produtos transmontanos. Na página do facebook, pode ainda, compras os produtos Escrinho.


Para finalizar, vou mostrar um produto excecional que a Escrinho teve a gentileza de me oferecer.


Refiro-me ao Botelo Mirandês!

Este é um enchido de forma peculiar, consiste no aproveitamento da suã, coluna vertebral, costelas e rabos de porco. Os ossos, partidos em pequenos troços ainda com carne, são temperados com os condimentos mais tradicionais ( azeite, sal, louro, alho).
O seu enchimento é totalmente artesanal, e adquire a sua forma característica por usar como involucro o ceco do animal. No processo de cura, o fumeiro de lenha finaliza-lhe o paladar.

Sugestões de Confeção:

Prato característico do período do entrudo transmontano, deve ser consumido exclusivamente cozido.
Manda a tradição que seja preparado com as tradicionais casulas e batatas cozidas.. Os vegetais constituem também um excelente acompanhamento.
No entanto, já elaborei outras receitas com botelo que ficam deliciosas. O que pensa de risotto de botelo com tomate seco e espinafres ? Parece delicioso, não é? A receita será publicada em breve

Fcou com água na boca?
Adquira o seu Botelo aqui!








O meu muito obrigada à Escrinho pela simpatia e pelos produtos fantásticos que me enviaram. 

Por fim, posso dizer que é de louvar a qualidade destes produtos e que estou desejosa de fazer receitas com eles para, mais tarde, partilhar convosco.