Taças Doces Tentações












500 g de morangos
Preparado para chantilly da Royal

Creme Baunilha:
2 ovos
2 gemas
550 ml de leite meio gordo Terra Nostra
20 g de manteiga Terra Nostra
120g de açúcar
25 g de amido de milho
1 c. sopa de aroma a baunilha

Creme Chocolate:
40 g de chocolate em pó da Royal
30 g de açúcar
575 ml de leite meio gordo Terra Nostra
30 g de amido de milho


Comece por fazer o creme de baunilha, aquecendo o leite e, à parte, misture o amido de milho, o açúcar, o ovo e a gema, misturando-os muito bem. Adicione a esta mistura o leite fervente e envolva bem, com uma vara de arames, para não criar grumos. Junte o aroma de baunilha e leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar um pouco. 
Seguidamente, prepare o creme de chocolate misturando, num tacho, o açúcar, o amido de milho e o chocolate em pó e dissolva ambos em 1dl do leite. Aqueça o restante leite até ferver e junte-o, delicadamente, à mistura anterior. Leve a lume brando e deixe ferver durante 3 minutos, mexendo sempre com uma vara de arames. quando obtiver um creme ligeiramente espesso desligue o lume.

Por fim, preencha 1/3 de taças de sobremesa individuais ou uma maior com o creme de baunilha. deixe-o solidificar e adicione uma camada espessa de morangos laminados. Cubra-os com o creme de chocolate, deixe arrefecer e solidificar completamente e decore com chantilly (preparado segundo as instruções da embalagem) e morangos.
Sirva fresco.


Para acompanhar esta sobremesa, recomendo:


Late Bottled Vintage (LBV) 2009 - Quinta do Estanho

Espuma: Avermelhada
Aroma: Limpo e agradável, com leves notas achocolatadas

Sabor: Limpo e agradável, com taninos equilibrados, denotando ainda um frutado agradável



Vinho do Porto de excepcional qualidade, de uma só colheita oriunda de uvas tintas das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Tinta Roriz, entre outras.


Verificado com especial rigor, envelhece em tonéis de madeira até ao 4º ou 6º ano e depois em garrafa.





Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta sobremesa.

O meu muito obrigada à Royal, Terra Nostra e Quinta do Estanho pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.