Delícias de Laranja e Maracujá




















8 ovos
200 ml de sumo de laranja
80 g de manteiga Terra Nostra
350 g de açúcar
1 c. chá de amido de milho 
Raspa de duas laranjas
Desmoldante em spray Panol da Sodifer
Framboesas vermelhas e douradas (opcional)
Hortelã-pimenta

Molho de laranja e maracujá:
100 ml de sumo de laranja
4 maracujás roxos
100 ml de água
3 c. sopa de açúcar
1 c. chá de amido de milho


Comece por pré-aquecer o forno a 200ºC e forre um tabuleiro quadrado, 20x20cm, com papel vegetal (eu usei somente desmoldante em spray).
Misture o açúcar com o amido, junte-lhe os ovos, o sumo e a raspas de laranja. Bata ligeiramente com a vara de arames para incorporar. Adicione a manteiga derretida, batendo sempre até ficar homogéneo.
Verta o preparado na forma e leve ao forno por, aproximadamente, 20 minutos ou até que a massa se apresente firme, mas húmida. Retire do forno, corte em quadrados de tamanho médio e deixe arrefecer.
Enquanto isto, retire a polpa aos maracujás e deixe ficar as sementes. Dissolva o amido num pouco da água indicada e adicione a restante a um tacho. Junte-lhe o açúcar, o sumo de laranja e a polpa de maracujá. Leve a lume brando, mexa e deixe ferver por 2-3 minutos, acrescente o amido, envolva com uma vara de arames e deixe espessar um pouco.
Coloque os quadrados de laranja num prato de servir, dispondo-os uns sobre os outros e regue com o molho frio. Decore com framboesas e hortelã.




Para acompanhar esta sobremesa, recomendo:


Late Bottled Vintage (LBV) 2009 - Quinta do Estanho

Espuma: Avermelhada
Aroma: Limpo e agradável, com leves notas achocolatadas

Sabor: Limpo e agradável, com taninos equilibrados, denotando ainda um frutado agradável

Vinho do Porto de excepcional qualidade, de uma só colheita oriunda de uvas tintas das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Tinta Roriz, entre outras.

Verificado com especial rigor, envelhece em tonéis de madeira até ao 4º ou 6º ano e depois em garrafa.






Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta sobremesa.

O meu muito obrigada à Terra NostraSodifer Quinta do Estanho pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.