Canelloni de Beringela à Bolonhesa














70 g de chouriço ( usei a chouriça camponesa Beira Lamego)
350 g de carne vaca picada
1 fio de azeite Escalabitano virgem extra (que pode adquirir aqui)
2 beringelas grandes
1 pitada de pimenta
Oregão q.b.
Sal q.b.  
200 g de queijo fatiado light Terra Nostra

Molho de tomate italiano:
1 cebola picada
2 dentes de alho picado
2 c. sopa de azeite
400 g de tomate pelado
1 c. chá de açúcar
1/2 c. chá de manjericão seco Margão
1/2 c. de chá de oregãos secos Margão
1 folha de louro
2 c. chá de concentrado de tomate
1 pitada de pimenta Margão
Sal q.b. (usei o sal marinho Marnoto)


Descasque e pique a cebola e o dente de alho. Leve-os a refogar no azeite, junte o tomate em pedaços pequenos e deixe ferver em lume brando durante 15 minutos, sem tapar. Tempere com o açúcar (não esqueça de adicionar o açúcar porque é ele que retira a acidez do tomate e torna o molho saboroso), o sal, louro e a pimenta, deixando cozer mais 10 minutos. Junte então as ervas aromáticas e continue a cozer o molho durante mais 10 minutos. Misture então o concentrado de tomate mexendo bem. O molho não deve ficar muito fluido, portanto, se isto acontecer, junte mais um pouco de concentrado de tomate. Estará no ponto quando o molho tornar-se espesso e uniforme. Por fim, retire a folha de louro e passe o molho pela varinha mágica, deixe arrefecer antes de usar para que a base da pizza não amoleça e rompa.

Corte, longitudinalmente, a beringela em fatias não muito grossas (cerca de 1cm). Transfira-a para uma travessa e tempere com sal e azeite, misture. Deixe marinar por 30 minutos.
Aqueça um fio de azeite e adicione a carne picada juntamente com o chouriço. Tempere de sal e pimenta e deixe saltear, mexendo até que a carne esteja cozinhada. Adicione-lhe pouco menos de metade do molho de tomate que preparou e 1/3 do queijo picado. Mexa bem e reserve.

Entretanto, grelhe as beringelas numa chapa de grelhar ou frigideira anti aderente, sem adicionar gordura, grelhe de ambos os lados as fatias de beringela até que fiquem macias e maleáveis. Deixe arrefecer um pouco.
De seguida, monte os canelones; no centro de cada uma das fatias de beringela coloque um pouco de carne e enrole até formar um rolinho. Repita até esgotar todos os ingredientes.
Num tabuleiro de forno coloque um pouco de molho de tomate e adicione os rolinhos sobre este. regue-os com o restante molho e polvilhe com oregãos e o queijo cortado grosseiramente.
Leve agora ao forno, previamente aquecido a 180ºC, até gratinar.



Para acompanhar este prato, recomendo:



Herdade dos Pimenteis
Reg Tinto Reserva 2012


Castas: Syrah, Touriga nacional
Região: Algarve



Cor: Rubi concentrado, limpo.
Aroma: Elegante, com sedutoras notas de frutos pretos maduros, ameixas, mirtilos, violetas, balsâmicos, nuances de charuto.
Sabor: Muito equilibrado, delicado, com taninos domados, madeira bem casada com a fruta,boa frescura, tem bom corpo e termina persistente e cheio de personalidade.









Para preparar este delicioso prato, utilizei a travessa retangular azul, em cerâmica, da Staub (adquira os seus aqui).




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Beira Lamego, Terra Nostra, Azeite Escalabitano, Staub, Margão, Marnoto e Herdade dos Pimenteis pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.