Creme de Batata Doce Assada

















500 g de batata doce, sem pele e em cubos
1 cebola grande
2 c. sopa de azeite extra virgem biológico Acushla
1 c, chá de tomilho fresco
1 pitada de sementes de cominhos Margão
1 pitada de pimenta branca Margão
750 ml de caldo de galinha
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)
Iogurte natural batido
Biscottinas redondas com azeite e sal da Rialto


Comece por adicionar a batata doce, descascada e em cubos, a um tabuleiro cerâmico. Adicione-lhe a cebola em pedaços, polvilhe com o tomilho e sementes de cominhos. Tempere com um pouco de sal, pimenta e azeite. Envolva e leve ao forno, pré aquecido a 200ºC, durante 25 minutos ou até a batata doce estar cozida.
Aqueça o caldo de galinha, junte-lhe todo o assado e reduza a mistura a puré (junte mais água se achar necessário) e retifique os temperos. Aqueça a sopa e sirva-a com um fio de natas ou iogurte natural batido. Acompanhe com biscottinas de azeite e sal.



Para acompanhar este prato, recomendo:


Quinta da Lixa Espadeiro
Rosé

Castas: Espadeiro
Região: Vinhos Verdes

Produzido exclusivamente com a casta que lhe dá nome, este vinho apenas é produzido em anos de elevada qualidade. É um rosé delicado e persistente, com aromas frutados bastante característicos da casta. Na boca, confirma toda a fruta sentida no nariz. A sua frescura natural desvenda o seu carácter frutado.








Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Acushla, Rialto, Margão, Marnoto e Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.