Mil Folhas Outonal
















1 placa de massa folhada retangular
5 pêras
1 limão
3 c. chá de açúcar
Nozes q.b.

Creme pasteleiro de chocolate:
100 g de açúcar mascavado claro
500 ml de leite Terra Nostra
120 g de natas
250 g de chocolate negro Casa Grande Chocolatier
6 gemas
50 g de amido de milho
80 g de manteiga derretida Terra Nostra


Comece por cortar 12 quadrados, de tamanho igual, de massa folhada. Transfira para um tabuleiro forrado com papel vegetal, pique bem com um garfo, em toda a sua superfície, e cubra com outro pedaço de papel vegetal. 
Leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC e, quando a massa começar a crescer, cubra-a com um tabuleiro (este método fará com que a massa não cresça demasiado). Após alguns minutos, retire o tabuleiro e deixe a massa terminar de assar e adquirir um tom dourado. Transfira-a, com cuidado, para um prato e deixe-a arrefecer.

Enquanto isto, prepare o creme levando a ferver as natas com o leite. Reserve quente.
À parte, misture as gemas com o açúcar e o amido de milho, envolvendo bem. Adicione um pouco do preparado de leite quente e mexa. Sem parar de mexer, vá deitando esta mistura no tacho e leve ao lume para engrossar, sem parar de mexer.
Retire do lume e junte o chocolate. Mexa até derreter completamente e obter um creme homogéneo. Por fim, misture a manteiga derretida e deixe arrefecer.

Entretanto, descasque 4 pêras, limpe-as de sementes e corte-as em fatias pouco grossas. Regue-as com o sumo do limão e polvilhe com o açúcar, envolvendo bem.
Corte a restante pêra, longitudinalmente, em 6 pedaços e sem lhe retirar a casca. Passe-as também pelo preparado anterior e mantenha-as nele para não oxidarem.

Num prato de servir, coloque um quadrado de massa folhada e preencha-o com uma porção do creme, usando um saco de pasteleiro munido de um bico frisado.
Sobre este, adicione fatias de pêra e pedaços de noz, intercalando-os. Cubra com um pouco de creme pasteleiro e adicione outra placa de massa folhada. 
Por fim, decore com chocolate a gosto, um pedaço de pêra com casca e metades de noz.



Para acompanhar esta sobremesa, recomendo:


Late Bottled Vintage (LBV) 2009 - Quinta do Estanho

Espuma: Avermelhada
Aroma: Limpo e agradável, com leves notas achocolatadas

Sabor: Limpo e agradável, com taninos equilibrados, denotando ainda um frutado agradável

Vinho do Porto de excepcional qualidade, de uma só colheita oriunda de uvas tintas das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Tinta Roriz, entre outras.

Verificado com especial rigor, envelhece em tonéis de madeira até ao 4º ou 6º ano e depois em garrafa.







Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta sobremesa.

O meu muito obrigada à Casa Grande Chocolatier, Terra Nostra Quinta do Estanho pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.