Lasanha Vegetariana


´














Massa lasanha Buitoni
300 g de cogumelos brancos frescos
1 courgete
1 cenoura grande
1 cebola pequena
200 g de queijo (usei o queijo light de Lamego Paiva)
2 dentes de alho
1 fio de azeite
200 ml de natas
1 pitada de pimenta branca Margão
Sal q.b.
Queijo parmesão q.b.

Esparregado
1 molho de espinafres
2. de sopa de azeite virgem extra Casa Soares de Albergaria
2 dente de alho
1 c. de sopa (cheia) de farinha
130 ml de leite
1 pitada de bicarbonato de sódio
1 pitada de pimenta branca
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)


Comece por preparar o esparregado levando água ao lume temperada de sal e bicarbonato de sódio. Quando ferver, junte os espinafres e deixe-os cozer. Escorra-os bem, esmague-os com um garfo e reserve.
Aqueça o azeite e junte-lhe os dentes de alho picados, deixando-os libertar o seu aroma por pouco menos de um minuto. Acrescente os espinafres e saltei-e durante alguns minutos. Adicione a farinha, envolva bem e vá acrescentando leite, aos poucos, enquanto mexe. Retifique o sal e tempere com pimenta e cozinhe até obter um preparado cremoso e espesso. Reserve.
Enquanto isto, fatie os cogumelos e rale a courgete e a cenoura. Aqueça um fio de azeite, generoso, e adicione-lhe a cebola e os dentes de alho bem picados. Deixe amolecer e junte os cogumelos, cozinhando-os por 2 minutos. Acrescente a cenoura e a courgete, tempere com sal e pimenta e deixe ao lume por mais 3 minutos. Regue com as natas, retifique os temperos e adicione metade do queijo picado. Envolva e deixe engrossar.
Num tabuleiro retangular, faça uma camada fina de creme de cogumelos e cubra com folhas de lasanha. Adicione uma camada de esparregado, outra de massa e mais uma de creme de cogumelos. Siga este processo até não restar mais destes ingredientes. 
Por fim, termine com folhas de lasanha e polvilhe com o restante queijo picado grosseiramente.
Leve ao forno, a 200ºC por 50 minutos ou até a massa estar cozida.
No momento de servir, polvilhe com queijo parmesão ralado momento.


Para acompanhar este prato, recomendo:


Quinta da Lixa Espadeiro
Rosé

Castas: Espadeiro
Região: Vinhos Verdes

Produzido exclusivamente com a casta que lhe dá nome, este vinho apenas é produzido em anos de elevada qualidade. É um rosé delicado e persistente, com aromas frutados bastante característicos da casta. Na boca, confirma toda a fruta sentida no nariz. A sua frescura natural desvenda o seu carácter frutado.








Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Buitoni, Paiva, Casa Soares de Albergaria, Margão, Marnoto e Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.