Açorda de Ovas com Camarão













10 camarões black tiger da Frijobel
400 g de ovas de bacalhau congeladas
400 g de pão tipo alentejano
2 ovos
1 fio de azeite virgem extra Casa Soares de Albergaria
4 dentes de alho, laminados
1/2 cubo de caldo de marisco
Tabasco alho
Casca de cebola q.b.
1 ramo de coentros
1 pitada de pimenta Margão
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)


Comece por cozer as ovas e os camarões em água temperada com um fio de azeite, casca de cebola, sal e tabasco alho. Após 10-12 minutos, coe o caldo, reserve-o e deixe arrefecer os camarões e as ovas.
Descasque os camarões, retire as peles ás ovas, esmague-as bem com um grafo e reserva ambos, separadamente.
Entretanto, aqueça o caldo de cozimento e junte o cubo de marisco, mexendo para dissolver. Ao mesmo tempo, desfaça o pão em pedaços pequenos.
Aqueça o azeite e junte-lhe os dentes de alho laminados, adicione-o pão, baixe o lume, e vá adicionando o caldo aos poucos. Mexa bem para desfazer o pão por completo e até se obter uma consistência uniforme (se necessário, junte um pouco de água quente, caso o caldo da cozedura tenha terminado).
Acrescente as ovas esmagadas, tempere com pimenta, misture e deixe cozinhar um pouco. 
Em lume muito brando, adicionam-se os ovos e mexe-se sempre para que estes não talhem. Caso a açorda esteja muito espessa, pode acrescentar mais um pouco da água quente. 
Por fim, retifique o sal e adicione os coentros picados. Sirva de imediato acompanhada pelos camarões que reservou.




Para acompanhar este prato, recomendo:


Quinta do Cidró
Real Companhia Velha


Semillon

Um vinho de bonita cor cítrica com leves nuances douradas. Os aromas apresentam sugestões de notas florais e especiadas que evoluem para frutas brancas como pêssego e ameixa. Um ataque guloso com os sabores a fruta refrescados por impressões limonadas que lhe dão complexidade e o tornam vibrante. Excelente acidez que marca um final longo e persistente.








Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Frijobel, Casa Soares de Albergaria, Tabasco, Margão, Marnoto e Real Companhia Velha pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.