Semifrio de Mel com Coulis de Romã
















120 g de queijo fresco (usei o queijo fresco de Lamego Paiva)
200 ml de natas
2.5 folhas de gelatina neutra
80 ml de mel claro (usei o mel biológico em embalagem tops da Ideias e Requintes)
4 gotas de aroma de baunilha
1 romã

Coulis de romã:
150 g de bagos de romã
30 g de açúcar
4 c. sopa de água

Comece por hidratar as folhas de gelatina com um pouco de água.
Junte o mel com as natas, mexa bem e leve a lume brando para dissolver, sem deixar levantar fervura. Bata o queijo no processador de alimentos e incorpore. Acrescente a gelatina escorrida e mexa para dissolver. De seguida, junte a baunilha, mexendo para incorporar bem. 
Transfira o preparado para forminhas metálicas (molhadas) e leve ao frigorífico por 6 horas.

Enquanto isto, prepare o coulis juntando os bagos de romã, o açúcar e a água e leve a lume moderado. Deixe ferver, mexendo ocasionalmente, até que a fruta se separe das sementes (se necessário, junte um pouco mais de água). Coe, descarte as sementes e reserve o molho.

Quando o semifrio se encontrar firme, desenforme para pequenos pratos e regue com o coulis. Decore com bagos de romã e hortelã pimenta.



Para acompanhar esta sobremesa, recomendo:

Royal Oporto 
10 anos
Real Companhia Velha

Este Tawny, envelhecido por 10 anos em cascos de carvalho, trata-se como um vinho do Porto de qualidade superior.
Durante o processo de envelhecimento, os aromas e sabor a fruta simples, característicos de um vinho jovem, desaparecem e começa-se a deslindar uma vasta gama de aromas subtis e evoluídos - onde é possível antever reminiscências de algumas especiarias, como a alcaçuz, a noz e a baunilha, a compota de fruta e a madeira de carvalho.
É nessa altura que o saber e longa experiência dos provadores da Real Companhia Velha intervêm na tarefa de eleger e antever o futuro desenvolvimento dos Vinhos do Porto selecionados, antecipando o toque que cada um deles irá dar ao lote dos 10 Anos.
O aroma e o sabor, característicos destes vinhos, estão assim nas mãos do provador, que procura criar um lote representativo do carácter da Real Companhia Velha.




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.
O meu muito obrigada à Paiva, Ideias e Requintes Real Companhia Velha pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.