Folar de Chocolate e Noz



















250 g de farinha
13 g de fermento de padeiro (usei 1/2 saqueta de fermento de padeiro Vahiné)
50 ml de água morna
20 g de mel claro (usei o mel de milflores da Apimel)
60 g de açúcar
15 g de chocolate em pó
1 pitada de sal fino
30 g de manteiga Terra Nostra
25 ml de leite Terra Nostra
1 ovo
1 pitada de canela em pó (usei da marca Margão)
1 pitada de erva doce em pó
60 g de miolo de noz picado grosseiramente
Metades de noz para decorar
Lápis de pasteleiro de chocolate da Vahiné
Lápis de pasteleiro de baunilha da Vahiné


Comece por amornar a água e desfaça nela o fermento. Deixe-o dissolver completamente e junte 70g da farinha indicada na receita (se necessário, junte um pouco mais). Amasse e vá adicionando mais farinha até que a massa não grude nas mãos. Forme uma bola, coloque a massa num recipiente e tape-o com um pano, deixando levedar por 30 minutos.
Num recipiente largo, misture a restante farinha, o açúcar, o chocolate em pó e uma pitada de canela e outra de erva doce. Misture bem e acrescente a massa levedada e a manteiga (previamente misturada com o mel e leite, aquecidos em banho-maria). Junte também o ovo e o sal fino, amassando muito bem (se necessário, junte um pouco mais de farinha).
Amasse e sove até obter uma massa homogénea, em que esta se encontre elástica, mas fofa. Adicione as nozes picadas grosseiramente e amasse mais um pouco.
Forme uma bola com a massa, coloque-a num recipiente tapado com um pano grosso e deixe levedar até dobrar de volume (cerca de 2 horas).
Amasse apenas um pouco para retirar o ar que esteja na massa e dê-lhe a forma oval. Transfira-a para uma toalha de silicone e deixe- levedar por mais 30 minutos.
Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, por cerca de 30 minutos
Deixe arrefecer um pouco e decore com os lápis de pasteleiro de chocolate e baunilha (não deixe de colocar estes dois sabores, pois darão um sabor muito bom ao folar, em último caso, uso somente o chocolate).
Por fim, decore com nozes e sirva morno ou frio.



Para acompanhar deste folar, recomendo:



Late Bottled Vintage (LBV) 2003 - Quinta do Estanho

Vinho do Porto de excepcional qualidade, de uma só colheita oriunda de uvas tintas das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Tinta Roriz, entre outras.
Verificado com especial rigor, envelhece em tonéis de madeira até ao 4º ou 6º ano e depois em garrafa.

Notas de Prova: Vinho retinto na cor, frutado e encorpado no paladar. 












Para preparar estes biscoitos usei os seguintes produtos da Abóbrinhas:





Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste folar.

O meu muito obrigada à Terra Nostra, Apimel, Vahiné, Abóbrinhas, Margão e Quinta do Estanho pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.








Relembrar Parceria com Adega Ponte da Barca







É como muito gosto que informo, a todos os que me visitam, acerca da parceria entre o Nárwen's Cuisine e a Adega Ponte da Barca.
Esta produz vinhos e aguardentes, garantindo o aproveitamento de castas notáveis da região, como o Loureiro, no caso das uvas brancas, e o Vinhão nas tintas. Tem-se destacado com a crescente notoriedade dos vinhos brancos e rosé, despoletada pela expansão nos mercados internacionais.



ADEGA PONTE DA BARCA - Instituição

A Adega Cooperativa de Ponte da Barca foi constituída em 1963, iniciou a sua actividade em 1968, tem uma área de produção de 900 hectares localizada nos vales do "Rio Lima" e "Rio Vez".

A visibilidade crescente da Adega Cooperativa de Ponte da Barca, quer a nível nacional, quer nos diversos mercados internacionais, dada a excelência dos seus vinhos, tem merecido o elogio unânime da crítica espacializada e dos consumidores em geral, razão de numerosos galardões.

Após 50 anos, prevalece o grande valor das castas da região, a excelência das condições naturais e o grande empenho e dedicação de todos aqueles que as trabalham, permitiram que a produção de Vinho Verde se mantivesse com qualidade reconhecida e galardoada nos mais distintos meios, países e consumidores.





ADEGA PONTE DA BARCA - Marca

Vinho Verde, caracterizado pelas excepcionais condições climatéricas e demográficas, deve esta singularidade de aromas e sabores à peculiaridade das castas, à história e à cultura da sua gente, fazendo deste vinho um produto único no mundo.

Os vinhos da Adega Cooperativa de Ponte da Barcatêm moderado teor alcoólico, são frescos, de baixo nível calórico, frutados, harmoniosos e fáceis de beber. A gama é ampla, desde vinhos com junção de várias castas a vinhos monovarietais, a oferta é grande e a escolha, uma arte.

Para ficar a conhecer um pouco mais a Adega Ponte da Barca, visite o seu sitio na internet e página no facebook, aproveitando para fazer "like" neste último.

Adega Ponte da Barca tem vinhos de excelência que merecem a maior atenção, contudo, hoje apresentarei somente dois deles;








O meu muito obrigada à Adega Ponte da Barca pela simpatia e pelos produtos fantásticos que me enviaram. 

Por fim, posso dizer que é de louvar a qualidade destes produtos e que estou desejosa de fazer receitas com eles para, mais tarde, partilhar convosco.



Folar de Carnes e Queijo




















1 chouriço de carne extra da Sicarze
400 g de carne de frango assada e desfiada
200 g de queijo flamengo Terra Nostra, muito bem picado
450 g de farinha 
32 g de fermento de padeiro fresco (usei 1 saqueta de fermento de padeiro Vahiné)
25 g de açúcar
2 ovos
65 g de azeite (usei o azeite transmontano Casa dos Pradas que pode adquirir na Escrinho)
20 g de banha de porco (ou um substituto vegetal)
30 g de manteiga Terra Nostra
50 ml de leite Terra Nostra
1/2 c. chá de erva doce em pó
1 pitada de canela em pó (usei da marca Margão)
1 haste pequena de tomilho
1 c. chá (mal cheia) de sal (usei o sal marinho Marnoto)


Comece por aquecer 100 ml de água e adicione-lhe o fermento, o sal e uma pitada de açúcar. Deixe-o dissolver completamente e junte 150 g da farinha indicada na receita. Amasse e vá adicionando mais farinha até que a massa não grude nas mãos. Forme uma bola, coloque a massa num recipiente e tape-o com um pano, deixando levedar até dobrar de volume (cerca de 1 hora).
Entretanto, misture a manteiga com o azeite e a banha, leve ao lume, junte o tomilho e deixe derreter.
Quando amornar, descarte o tomilho e adicione as gorduras à massa levedada juntamente com a restante farinha e os ovos. Misture bem estes ingredientes e acrescente o leite e o açúcar. Amasse bem até obter uma massa elástica, que não cole muito nas mãos e que não se apresente seca (se necessário, junte mais farinha).
Forme novamente uma bola, tape com um pano e deixe levedar por duas horas ou até dobrar o seu volume.
Entretanto, unte diversos ramekins com margarina e unte-os com farinha. 
Desfie a carne e livre-a de gorduras e peles. Retire a pele ao chouriço e corte-o em pedacinhos.  Pique o queijo o mais que puder. Misture os três e reserve.
Forme bolinhas de massa com 50g, ou medidas aproximadas, achate-as, passe-as levemente por farinha, de ambos os lados, e forme círculos com o diâmetro dos ramekins que usar.
Coloque um círculo de massa no fundo de cada ramekin, adicione uma porção da mistura de carnes e queijo, cubra com outro círculo de massa e acalque bem as pontas das duas para que estas unam. Siga este processo até encher o ramekin, tendo em conta que a última camada deve ser de massa.Volte a tapar com um pano e deixe levedar mais uma hora.
Assim que cresçam, leve-os ao forno, pré-aquecido a 180ºC, e deixe cozer 20-25 minutos.
Depois dos folares cozidos, desenforme com cuidado e sirva morno ou frio.





Para acompanhar este prato, recomendo:


Conde Villar Tinto
Quinta das Arcas


Denominação: Vinho Regional Alentejano
Castas: Aragonez, Trincadeira, Allicante Bouschet, Touriga Nacional
Ano: 2013


Visual: Cor granada e concentrada;
Aroma: Aromas intensos e frutados, frutos vermelhos;
Boca: Macio e aveludado. Bem estruturado, os taninos e a acidez estão bem conjugados com a fruta abundante.

Visite a loja online: www.quintadasarcas.com/lojadaquinta/





Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Sicarze, Terra Nostra, Margão, Vahiné, Escrinho, Marnoto Quinta das Arcas pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.











Ofertas da Vahiné







Como já todos sabem, o Nárwen's Cuisine estabeleceu parceria com a McCormick há mais de um ano.
Esta é uma empresa, mundialmente conhecida, que reúne duas marcas (Margão e Vahiné) que adoro, que consumo e que aconselho a todos vós.

Desta vez, a Vahiné teve a gentileza de me enviar alguns dos seus produtos para eu conhecer e experimentar. Estes são ótimas opções para criar deliciosas sobremesas de Páscoa, para deliciar-se ou oferecer.

E você já conhece este fantásticos produtos?
Experimente também!





Inspire-se nestes fantásticos produtos e torne a sua Páscoa ainda mais deliciosa!



- Faça deliciosos Cupcakes e decore-os com coelhinhos e flores de pasta de açúcar




- Faça folares usando o fermento de padeiro e decore com produtos Vahiné





Muito obrigada pelas ofertas Vahiné !!!



O meu muito obrigada à Vahiné pela simpatia e pelos produtos fantásticos que me enviaram. 

Por fim, posso dizer que é de louvar a qualidade dos produtos e que estou desejosa de fazer receitas com estes versáteis moinhos para, mais tarde, partilhar convosco.

Twinings






Numa época em que o café era rei, homem chamado Thomas Twining, quis nadar contra a maré para partilhar o seu amor pelo chá. A sua paixão fez com que uma bebida pouco conhecida se transformasse na bebida quente favorita de toda uma nação. Para a Twinings, o chá é mais do que uma simples bebida. Tem feito parte do nosso dia-a-dia da vida de gerações de apreciadores de chá há mais de 300 anos.




  • A Twinings foi fundada em 1706, em Londres.
  • Pela sua qualidade detém a exclusividade do selo real da casa Britânica desde 1837.
  • Tem um portfólio vasto, com mais de 200 tipos de chá em todo o mundo.
  • É uma das marcas de chás mais prestigiadas e requintadas de todo o mundo.
  • Com uma gama alargada para todos os gostos, Twinings é dirigido a todos os consumidores que procuram deliciar-se com uma chávena de chá em qualquer momento do dia.


Passados mais de 300 anos da criação da Twinings, a paixão pelo chá continua viva e a Twinings continua a partilhá-la. Ainda se vende o chá na loja do Thomas e a marca continua a trabalhar para oferecer novas misturas aos amantes do chá. Atualmente, existem mais de 500 variedades de chás Twinings que são vendidas em todo o mundo.




Como disse, a Twinings tem inúmeras variedades de chás, no entanto, vou salientar 3 deles, pois merecem toda a atenção devido às suas caraterísticas e aroma.






English Breakfast Tea

O nosso English Breakfast tem mais de 80 anos e o sabor está melhor que nunca. É a mistura perfeita de Assam, Ceilão e Quénia para complementar qualquer pequeno-almoço, seja uma saudável taça de fruta ou um típico pequeno-almoço inglês. Apesar de esta mistura ser perfeita para a manhã, é também fantástica durante o dia, sempre que precisar de um pequeno despertar, esta vai ajudá-lo.
Qual é o seu pequeno-almoço favorito? Ovos, cereais ou uma torrada com manteiga? Seja o que for, não há melhor acompanhamento que uma boa chávena de chá English Breakfast – o segredo está no nome. Mas este chá não é só para a manhã. Luminoso, encorpado e saboroso, English Breakfast é perfeito para limpar as suas teias de aranha a qualquer altura do dia.





Green Tea and Lemon – International Blends

Twinings é apreciado por muitas pessoas por todo o mundo e, como pode imaginar, cada cultura tem o seu tipo de gosto. Consequentemente, juntámos uma cuidadosa seleção dos favoritos Twinings de todas as partes do globo para tirar o melhor de cada uma. Abrace hoje mesmo o sabor de uma cultura diferente!
Este refrescante chá verde com um travo de limão é o antídoto perfeito para a tarde. Dê um golo e traga a primavera para si.






Lemon and Ginger – Infusion

Descubra um mundo de deliciosos sabores a ervas e frutas com a nossa fantástica variedade de Infusões Twinings, naturalmente livres de cafeína e prefeitas para qualquer momento do dia. Para se deliciar com uma picante infusão cítrica, prove o travo quente do gengibre e o revigorante limão, ideal para depois de uma refeição.







Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/