Hambúrguer de Carnes e Queijos


















5 pães de hambúrguer
5 linguiças (usei a linguiça receita tradicional do Sr. Cândido da Nobre)
1 alface frisada grande
5 fatias de queijo queijo flamengo gourmet Terra Nostra
5 fatias de queijo queijo flamengo Terra Nostra
3 tomates grandes
Maionese q.b. (usei da marca Paladin)
Ketchup q.b. (usei o ketchu com piripiri da marca Paladin)
Batatas fritas em palitos Tradition da McCain
Molho para batatas fritas da Paladin

Hambúrguer de  porco, vaca e paio york:
200 g de carne de porco
200 g de carne de vaca
100 g de paio york
2.5 c. chá de azeite
1/3 colher de chá de pimenta (usei da marca Margão)
2 colheres de chá (rasas) de sal (usei o sal marinho Marnoto)



Comece por picar a carne de vaca e porco juntamente com o paio e junte-lhe os temperos.
Com as mãos limpas, mexa tudo muito bem, mas sem esmagar demais a carne, para que ela não fique semelhante a puré e resultar num hambúrguer duro.
Em seguida, molde 5 hambúrguers com o preparado de carne, deixando-os bem redondos e com cerca de 1-1.5 cm de altura. Transfira os hambúrguers para um prato e leve ao frigorífico por 3 horas, pelo menos.
No momento de os cozinhar, deve aquecer previamente um grelhador elétrico ou frigideira e cozinhar os hambúrgueres por cerca de 3 minutos de cada lado. Quando prontos, retire-os para um prato e adicione-lhes uma fatia de queijo.

Abra o pão e adicione-lhe 3 fatias finas de tomate, acrescente uma folha de alface, salpique-a com maionese e ketchup e cubra com o hambúrguer grelhado. Adicione uma linguiça, previamente fatiada em 3 partes e grelhada, acrescente as duas fatias de queijo, uma de cada tipo e termine com a outra parte do pão.
Sirva com batatas fritas e o molho das mesmas.



Para acompanhar este prato, recomendo:


Vinhão - Grande Escolha
Adega Ponte da Barca 

Castas: Vinhão
Região: Vinhos Verdes

É um vinho verde obtido exclusivamente a partir da rigorosa seleção da mais ilustre casta tinta da região - Vinhão.
 Com uma cor intensa e aroma a frutos vermelhos, tem um passado milenar e dispõe de características invulgares o que faz dele um vinho da modernidade pela sua polivalência gastronómica, sendo considerado um ex-libris na região. 

Este é um vinho excelente para o acompanhamento de pratos muito variados, entre outros pratos de carne, principalmente grelhados e assados.







Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Terra Nostra, Nobre, McCain, Paladin, Margão, Marnoto e Ponte da Barca pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.








Hosomaki - Sushi (de Delícias do Mar)




















220 g de arroz para sushi
500 ml de água
2 c. sopa de vinagre para sushi da Paladin
1 c. sopa de açúcar
1 pitada de sal (usei a flor de sal Marnoto)
Delícias do mar
Maionese da Paladin
Óleo de sésamo
Folhas de alface
Folhas de alga nori
Molho de soja da Paladin
Wasabi


Lave o arroz em água corrente fria, transfira-o para um passador de rede e deixe-o escorrer por 1 hora.
Ao fim deste tempo, aqueça 500ml de água e, quando ferver, junte-lhe o arroz escorrido. Deixe cozer, em lume brando, até que toda a água seja absorvida. Reduza o lume para o mínimo que puder, tape, e coza por mais 5 minutos. Retire o tacho para uma superfície neutra e, tapado, deixe repousar por mais 10 minutos (ao fim deste tempo o arroz deve apresentar-se ligeiramente pegajoso, mas firme).
Entretanto, misture o açúcar com o vinagre e o sal e leve ao lume para dissolver, mexendo.
Transfira o arroz para um recipiente largo (tabuleiro de barro/plástico ou tábua de cozinha), regue-o com a mistura anterior, envolva bem e espalhe-o com o auxilio de uma espátula. Deixe-o secar e arrefecer por cerca de 10 minutos.

Para montar e enrolar o hossomaki envolva uma esteira de bambu (individual de mesa em bambu) em película aderente. Corte a folha de alga a meio e coloque uma das partes sobre a esteira de bambu. Sobre a alga, coloque uma fina camada de arroz, preenchendo bem, mas tendo o cuidado de deixar 2 cm livres de espaço numa das extremidades mais longas da alga (sempre que manusear o arroz tem que humedecer as mãos para este não grudar nelas).
Ao centro do arroz e no sentido do comprimento, adicione tiras finas de alface (ocupando 2/3 do espaço do arroz). Por cima, adicione tirinhas de delícias do mar e barre com maionese. Passe uma pequena quantidade de óleo de sésamo na extremidade da alga que deixou sem arroz.
Comece a enrolar, com o auxilio da esteira, a parte mais longa da alga até chegar ao outro extremo que tem o wasabi, mas deixando-o de fora.. Cole a parte com óleo de sésamo contra a alga de modo a colar e a formar um rolinho. Corte este rolo em pedaços com 2.5cm e sirva com molho de soja w wasabi.




Para acompanhar este prato, recomendo:

O Tal da Lixa - Sparkling
Quinta da Lixa

Região: Vinhos Verdes

Processo de vinificação obtido pelo método de Charmat, trata-se de um Espumante Extra-Seco, que teve por base Vinho Regional Minho Branco, elaborado a partir das castas Avesso e Arinto.
Notas de Prova: Apresenta uma cor citrina, com aromas frutados e uma complexidade muito agradável. A bolha fina e persistente mostra bem a qualidade deste Espumante.










Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à  Abóbrinhas, Paladin, Marnoto e Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.










Gratinado de Bacalhau Cremoso




















400 g de bacalhau demolhado (usei o bacalhau demolhado ultracongelado da Bacalhau Dias)
200 batata palha
2 cenouras raladas
1 cebola
2 dentes de alho
1 fio de azeite (usei o azeite virgem extra - colheita especial - da Quinta da Lixa)
500 ml de leite
50 g de farinha
50 g de margarina
1 pitada de pimenta (usei da marca Margão)
1 pitada de noz-moscada
Sal q.b.  (usei o sal marinho Marnoto)
1 folha de louro pequena
Queijo ralado grosseiramente (usei o queijo flamengo da Lacticínios do Paiva)


Comece por cozer o bacalhau, em água fervente, durante 10 minutos. Escorra-o e transfira-o para um prato para arrefecer. Limpe o bacalhau de peles e espinhas e lasque-o.
Entretanto, aqueça o azeite e junte-lhe a cebola e os dente de alho bem picados, deixando-os amolecer em lume brando. Junte a cenoura ralada e refogue mais um pouco. Acrescente o bacalhau, tempere com sal e pimenta, cozinhe por mais 2 minutos e retire do lume.
Enquanto isto, derreta a margarina, junte-lhe a farinha, mexa e acrescente o leite morno, aos poucos, Quando começar a engrossar, desligue o lume e tempere com sal, pimenta e noz moscada. Retifique o sal e envolva.
Adicione a batata palha ao preparado de bacalhau e misture, também, 2/3 do molho branco. Mexa bem e verta o preparado para um tabuleiro refratário. Alise a superfície, acrescente o restante molho branco e polvilhe com o queijo ralado grosseiramente.
Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, por 10 minutos ou até o queijo gratinar e alourar.



Para acompanhar este prato, recomendo:



Quinta da Lixa Branco 
O tal Vinho da Lixa

Castas: Loureiro, Alvarinho e Trajadura
Região: Vinhos Verdes

O Quinta da Lixa é produzido com algumas das mais nobres castas da região dos vinhos verdes, produzidos e vinificados na região que lhes dá o nome.
Aspecto brilhante e cor citrina. No aroma apresenta um carácter frutado com algumas nuances a frutos tropicais e um caracter floral.
Na boca confirma toda a expectativa criada pela intensidade do aroma, muito equilibrado, este vinho apresenta-se seco com complexidade e persistência.




Para preparar este delicioso prato, utilizei o travessa retangular e a taça, ambas em cerâmica e de cor azul, da Staub (adquira os seus aqui).




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Bacalhau DiasLacticínios do Paiva, Staub, Margão, Marnoto e Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.






Florette Lança Saladas Completas





A Florette, especialista na produção e distribuição de vegetais prontos a consumir, lança agora no mercado português duas novas saladas completas, a César e a New Yorker.






Compostas por ingredientes frescos, seleccionados de acordo com as preferências dos consumidores, as novas saladas da Flortette “equivalem a uma refeição”, garante a marca. Numa embalagem que incentiva o transporte, o produto é formado por um pack com garfo e molho.

A salada fresca César tem como ingredientes extra frango, queijo e croutons, à qual se adiciona o molho césar. Já a New Yorker contém bacon, queijo, cebola frita crocante e croutons, à qual a marca sugere a adição do molho modena e mel.

As saladas têm a mesma base (folhas de escarola, radicchio e canónigos) e estão à venda por €2,99.






Ovos Mexidos com Salsichas, Queijo e Azeitonas

















1 lata (8 unidades) de salsichas de aves com proteína do leite da Nobre
8 ovos grandes
3 c. sopa de azeitonas pretas picadas grosseiramente
100 g de queijo flamengo Terra Nostra
2 c. sopa de manteiga (usei Terra Nostra)
1 pitada de sal fino 
1 pitada de pimenta branca (usei da marca Margão)
Salsa fresca q.b. 
Fatias de pão tipo Mafra


Comece por juntar os ovos num recipiente pequeno, tempere-os com sal e pimenta e bata-os muito bem.
Pique as azeitonas e o queijo grosseiramente, corte as salsichas em pedacinhos e junte ambos aos ovos batidos.
Derreta a manteiga numa frigideira em lume brando, adicione-lhe o preparado de ovo e mexa com uma colher de pau para formar os ovos mexidos.
Quando estes já se apresentarem cozidos, mas ainda com alguma húmidade e cremosidade, desligue o lume.
Sirvas os ovos, polvilhados com salsa picada, sobre fatias de pão.



Para acompanhar este prato, recomendo:



Quinta da Lixa Branco 
O tal Vinho da Lixa

Castas: Loureiro, Alvarinho e Trajadura
Região: Vinhos Verdes

O Quinta da Lixa é produzido com algumas das mais nobres castas da região dos vinhos verdes, produzidos e vinificados na região que lhes dá o nome.
Aspecto brilhante e cor citrina. No aroma apresenta um carácter frutado com algumas nuances a frutos tropicais e um caracter floral.
Na boca confirma toda a expectativa criada pela intensidade do aroma, muito equilibrado, este vinho apresenta-se seco com complexidade e persistência.








Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à NobreTerra Nostra, Margão e Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.





Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/