Delícia de Pão de Leite e Maçã
















10 pães de leite Panrico
120 g de açúcar
500 ml de leite Terra Nostra
1 ovo
2 gemas
1 c. chá de aroma a baunilha Vahiné
1 c. chá de amido de milho
2 maçãs grandes
Açúcar dourado Vahiné
Açúcar amarelo, para polvilhar


Comece por bater a gemas com os ovos e junte ao leite. Mexa, adicione o açúcar e leve ao lume para ferver. Retire do lume e acrescente o amido de milho, desfeito no restante leite, e a baunilha. Misture bem.
Fatie as maçãs finamente, e sem lhes retirar a casca (usei o cortador de legumes), coloque as fatias à volta de três travessas de forno pequenas ou de uma grande (guarde algumas fatias).
Corte os pães de leite em quatro pedaços semelhantes e distribua-os pelas travessas, intercalando-os com mais fatias de maçã.
Regue com o molho de baunilha, aos poucos, deixando que os pães de leite absorvam todo o liquido.
Por fim, adicione o restante molho até encher as travessas. Salpique com açúcar amarelo e leve ao forno por 30 minutos
Deixe arrefecer e polvilhe com o açúcar dourado, sirva.







Para preparar esta receita usei o o cortador de legumes V3 da Borner que pode adquirir na loja online Borner.











Para preparar este delicioso prato, utilizei a travessa oval vermelha de 17cm, em cerâmica, da Staub (adquira a sua aqui).




Para acompanhar esta sobremesa, recomendo:

Royal Oporto 
10 anos
Real Companhia Velha

Este Tawny, envelhecido por 10 anos em cascos de carvalho, trata-se como um vinho do Porto de qualidade superior.
Durante o processo de envelhecimento, os aromas e sabor a fruta simples, característicos de um vinho jovem, desaparecem e começa-se a deslindar uma vasta gama de aromas subtis e evoluídos - onde é possível antever reminiscências de algumas especiarias, como a alcaçuz, a noz e a baunilha, a compota de fruta e a madeira de carvalho.
É nessa altura que o saber e longa experiência dos provadores da Real Companhia Velha intervêm na tarefa de eleger e antever o futuro desenvolvimento dos Vinhos do Porto selecionados, antecipando o toque que cada um deles irá dar ao lote dos 10 Anos.
O aroma e o sabor, característicos destes vinhos, estão assim nas mãos do provador, que procura criar um lote representativo do carácter da Real Companhia Velha.




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.
O meu muito obrigada à Panrico, Borner, Staub, Terra Nostra, Vahiné Real Companhia Velha pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.