Frango Gratinado com Molho Cremoso













500 kg de pernas e coxas de frango
1 fio de azeite extra virgem Casa Soares de Albergaria
2 dentes de alho
100 g de maionese
100 g de queijo Ponte Nova curado amanteigado Martins & Rebelo
85 ml de sumo de limão
Oregãos q.b. Margão
1 pitada de pimenta branca
Sal q.b.

175 g de arroz vaporizado Pato Real
1/2 cebola, bem picada
1 dente de alho, pequeno, picado
1 c. sopa de manteiga/margarina
1/2 lata, pequena, de ervilhas Compal
1 cenoura grande
1 pitada de pimenta branca Margão
Azeite q.b.
Sal q.b.


Comece por separar a pernas da coxa do frango e descarte toda a pele. Coloque a carne num tabuleiro de forno e tempere com sal, pimenta e os dentes de alho laminados. Regue com um fio de azeite, envolva tudo muito bem e deixe marinar por 1 hora, pelo menos.
Ligue o forno a 180ºC e misture a maionese com o sumo de limão. Deite a mistura sobre o frango, cubra com uma folha de papel de alumínio e leve ao forno durante 40 minutos.
Ao fim deste tempo, retire o alumínio, polvilhe com o queijo ralado grosseiramente e, depois, com oregãos. Leve novamente ao forno até ficar douradinho. 
Enquanto isto, adicione um pouco de azeite a um tacho e junte-lhe a cebola e os dentes de alho muito bem picados. Deixe amolecer, acrescente a manteiga e junte o arroz, deixando-o absorver toda a gordura.
Adicione a cenoura cortada em pequenos pedaços e deixe cozer por 2 minutos. Regue com a água a ferver na proporção de 2 vezes o volume do arroz.
Tempere com sal e pimenta e deixe cozer sobre lume brando, com o recipiente tapado, durante cerca de 13 minutos. Um pouco antes do arroz estar pronto, junte as ervilhas escorridas, envolva delicadamente e deixe terminar de cozer.
Sirva o frango gratinado com o arroz de ervilhas e cenouras.





Para acompanhar este prato, recomendo:



Pontual Wines 
PLC - Companhia de Vinhos do Alandroal
Pontual Colheita :: Tinto

Castas: Alicante Bouschet, Syrah, Touriga Nacional e Petit Verdot
Região: Alentejo
Enólogo: Paolo Fiuza Nigra / Dinis Gonçalves


Prova:
Vinho com uma cor vermelha intensa e limpa, apresenta um aroma jovem e frutado onde os frutos vermelhos tomam o protagonismo. Na boca aparece concentrado e textura agradével, ao mesmo tempo que demonstra taninos bem presentes envoltos num fim de boca longo.






Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Martins & RebeloPato Real, Compal, Casa Soares de Albergaria, Margão e Pontual Wines pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.