Bola Doce Mirandesa














600 g de farinha
225 g de açúcar amarelo
115 g de manteiga
270 ml de leite
120 g ovo liquido pasteurizado Dovo (equivalente a 2.5 ovos M) da Derovo
2 saquetas de fermento seco de padeiro
1 pitada de sal
50 g de ovo liquido pasteurizado Dovo (equivalente a 1 ovo M) da Derovo
Açúcar amarelo
Canela em pó


Comece por misturar a farinha com o fermento seco, o sal e o açúcar. Abra uma cova ao centro e adicione o leite morno, os ovos e a manteiga. Amasse bem até obter uma massa homogénea e elástica. Se esta se apresentar demasiado líquida acrescente mais farinha, mas tendo atenção que a massa não deve ficar seca.
Forme uma bola com a massa, coloque-a num recipiente tapado com um pano e deixe levedar por duas horas, ou até dobrar de volume.
Entretanto, unte um tabuleiro grande com manteiga e polvilhe-o com farinha. 
Quando a massa estiver pronta, volte a amassar mais um pouco e retire um pedaço desta que deve esticar com o rolo da massa de modo a obter um retangulo maior que o tabuleiro que vai usar.
Coloque a massa sobre o tabuleiro, acomodando-a bem e deixando pender, para fora deste, 3 cm de massa. Polvilhe a massa com açúcar mascavado, abundantemente, e depois com canela.
Divida a restante massa em quatro partes iguais e depois em quatro retangulos que tenham o tamanho exato para cobrir o fundo do tabuleiro. Adicione o primeiro retangulo sobre o açúcar e canela, esticando-o bem para ocupar todo o espaço. Polvilhe também este com açúcar mascavado e canela abundantes. Execute o mesmo processo até ter apenas o último retangulo de massa, este deve ser coloca-lo sobre as camadas anteriores, mas sem ser polvilhado por cima. Em vez disso, dobre a massa pendente na lateral do tabuleiro sobre o último retangulo, unindo bem as massas.
Tape com um pano e deixe levedar por mais uma hora.
Bata bem o ovo e pincele a bola doce com ele. De seguida, leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC, por 45 minutos.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/