CARIL TAILANDÊS DE PATO COM LEITE DE COCO E ANANÁS












pernas de pato Marinhave/Quinta da Marinha
1 c. sopa de açúcar amarelo
2 c. sopa de pasta de caril vermelho (de preferência tailandês)
300 ml de leite de coco
1 c. sopa de molho de peixe tailandês
1 ananás/abacaxi pequeno
1 pitada de pimenta branca Margão
Flor de sal Marnoto
Folhas de hortelã/coentros vietnamita


Comece por colocar as pernas de pato numa frigideira larga e sem qualquer adição de gordura. Aloure-as, em lume alto, até ficarem completamente douradas, durante 10 a 15 minutos.
Retire-as para um prato e adicione o açúcar amarelo à gordura. Cozinhe até caramelizar e acrescente a pasta de caril. Mexa e deixe o molho espessar por 2 minutos e até libertar o seu aroma. Regue com o leite de coco, o molho de peixe e a água.
Envolva bem e transfira para um tabuleiro fundo. Junte-lhe as pernas de pato e tempere com sal e pimenta. Cubra com uma folha grossa de alumínio e leve a forno quente nos 180ºC durante 80-90 minutos ou até a carne começar a soltar-se dos ossos.
Transfira a carne para uma travessa e aqueça todo o molho, junte-lhe o ananás em pedaços médios e deixe cozinhar durante 3 minutos.
Sirva o pato com o molho, o ananás e as folhas e hortelã/coentros vietnamita. Acompanhe com arroz thai jamim.




Para acompanhar este prato, recomendo:


Alvarinho - Pouco Comum  
Branco
Quinta da Lixa

Castas: Alvarinho 
Região: Vinhos Verdes

Da mais nobre e conhecida casta Portuguesa foi produzido este vinho num ano de excepcional qualidade. Aroma intenso, elegante e muito atractivo com notas florais, frutadas e nuances limonadas, num conjunto de grande carácter e finura. Fruto tropical na boca, acidez bem enquadrada com o fruto. Final longo.


Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à MarinhaveMargão,  Marnoto Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.