Lasanha de Cogumelos Shitaki e Camarão










180-200 g de lasanha Buitoni
400 g de cogumelos shitaki frescos
450 g de  miolo de camarão grande Pescanova
Azeite q.b.
4 dentes de alho
1 pedaço de casca de cebola
Molho de piripiri q.b.
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)
1 pitada de pimenta branca Margão
1/2 c. chá de tomilho fresco
2 cubos de caldo de marisco
200 ml de natas
400 ml de leite
50 g de manteiga Lacticínios do Paiva
50 g de farinha
300 g de queijo flamengo seleção Lacticínios do Paiva


Comece por aquecer um fio de azeite e junte-lhe dois dentes de alho laminados. Acrescente os cogumelos picados grosseiramente e tempere com sal, pimenta e o tomilho. Salteie por 2 minutos e coloque a escorrer num passador para descartar os sucos.
À parte, aqueça mais um pouco de azeite e adicione os restantes dentes de alho bem picados. Deixe libertar um pouco do seu aroma e junte o miolo de camarão. Tempere com sal, pimenta, molho de piripiri e adicione também a casca de cebola. Cozinhe durante 2 minutos ou até o camarão ganhar um pouco de cor. Descarte a casca de cebola e reserve.
Enquanto isto, prepare o molho de marisco derretendo a manteiga e juntando-lhe a farinha. Mexa bem com uma vara de arames e adicione o leite aos poucos. Acrescente também os cubos de marisco e as natas. Deixe cozinhar mais um pouco, mexa para homogeneizar e reserve.

Comece a montar a lasanha adicionando os cogumelos a um tabuleiro refratário, polvilhe-os com 2/3 do queijo picado grosseiramente e cubra com folhas de lasanha. Faça uma nova camada com a mistura de camarão e regue com 3/4 do molho de marisco. Adicione mais massa lasanha e termine com outra de molho e, sobre esta, o restante queijo.



Para acompanhar este prato, recomendo:

Quinta da Lixa Branco 
O tal Vinho da Lixa

Castas: Loureiro, Alvarinho e Trajadura
Região: Vinhos Verdes

O Quinta da Lixa é produzido com algumas das mais nobres castas da região dos vinhos verdes, produzidos e vinificados na região que lhes dá o nome.
Aspecto brilhante e cor citrina. No aroma apresenta um carácter frutado com algumas nuances a frutos tropicais e um caracter floral.
Na boca confirma toda a expectativa criada pela intensidade do aroma, muito equilibrado, este vinho apresenta-se seco com complexidade e persistência.



Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Lacticínios do Paiva, Buitoni, Pescanova, Margão, Marnoto e Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/