Pato à Pequim











1 pato Marinhave/Quinta da Marinha
50 ml de mel
50 ml de molho de soja, menos sal, da Kikkoman
50 ml de vinho de arroz (sakê)
50 ml de óleo de sésamo
50 ml de vinagre de arroz
100 ml de água
1 pitada de pimenta branca Margão
Flor de sal Marnoto
2 pepinos
1 meloa cantaloupe
1 ramo de cebolinho

Molho Hoisin
4 c. sopa de molho de soja, menos sal, da Kikkoman
2 c. sopa manteiga de amendoim cremosa
1.5 c. sopa de açúcar amarelo ou mascavado
2 c. chá de vinagre de arroz
1 dente de alho picado
2 c. chá de óleo de sésamo
1 pitada de pimenta preta
Molho de piripiri q.b.

Panquecas Mandarim
400 g de farinha de trigo
100 g de óleo de sésamo
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar
Água q.b.



Comece por levar uma panela grande ao lume e adicione-lhe água, sal e pimenta. Deixe ferver e adicione o pato inteiro, deixando-o cozer por 7 minutos, tendo em conta que todo ele fica coberto pela água. Retire o pato da água, escorra-o e seque-o com um pano.
À parte, misture o mel com o molho de soja, o sakê, o óleo de sésamo, o vinagre de arroz e a água. Leve ao lume até levantar fervura.
Ate o pato pelas pernas e pendure-o, tendo um recipiente em baixo deste para aparar o molho que escorrer. Pincele o pato com o molho que preparou e execute este processo algumas vezes durante cerca de 6 horas ou de um dia para o outro.
Após isto, coloque o pato num tabuleiro, pincele-o e regue-o com o restante molho e leve ao forno, pré-aquecido, a 230 Cº por 20 minutos. Pincele o pato com o molho, reduza a temperatura para 150ºC e deixe assar por mais 1 hora, pincelando-o ocasionalmente.
Enquanto o pato assa prepare as panquecas e o molho hoisin, tendo em conta que as panquecas devem encontrar-se ainda mornas quando as utilizar.
Trinche o pato e corte-o em fatias pouco grossas. Corte o pepino e a meloa em palitos.
Barre o centro de cada panqueca com o molho hoisin e adicione um pouco de pepino e meloa. Cubra com algumas fatias de pato e polvilhe com o cebolinho picado na hora.
Enrole como se fosse um charuto e sirva.


Panquecas Mandarim
Comece por misturar a farinha com o sal e o açúcar. Junte a margarina à farinha e adicione água pouco a pouco, até obter uma massa homogénea e elástica. Forme 16 bolinhas, coloque-as sobre um pano e achate-as um pouco. Tape-as com outro pano e deixe descansar por 30 minutos.
Forme círculos finos e de tamanho idêntico com a massa. Coloque as panquecas, uma a uma, sobre uma frigideira anti-aderente bem quente e deixe tostar cerca de 30 segundos de cada lado.
Mantenha as panquecas envoltas num pano até o momento de consumi-las.

Molho Hoisin
Comece por misturar todos os ingredientes no processador de alimentos ou usando a varinha mágica. Bata bem até obter um creme completamente homogéneo. Retifique o piripiri e ajuste a consistência. caso se encontre demasiado espesso adicione um pouco de água e bata mais um pouco.





Para acompanhar este prato, recomendo:

QL - Alvarinho
Branco
Quinta da Lixa

Castas: Alvarinho
Região: Vinhos Verdes

Da mais nobre e conhecida casta Portuguesa foi produzido este vinho num ano de excepcional qualidade.
Aroma intenso, elegante e muito atractivo com notas florais, frutadas e nuances limonadas, num conjunto de grande carácter e finura.
Fruto tropical na boca, acidez bem enquadrada com o fruto.
Final longo.





Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Marinhave, KikkomanMargão,  Marnoto Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.