Canelloni de Pato











2 peitos de pato Marinhave/Quinta da Marinha
1 pitada de pimenta branca
Flor de sal
1 cebola 
2 dentes de alho
100 g de polpa de tomate Compal
1 fio de azeite 
100 ml de vinho branco
1/2 c. chá de tomilho fresco
200 ml de caldo de galinha
16 cannelloni Buitoni
200 g de queijo ralado Terra Nostra

Molho branco:
40 g de manteiga Terra Nostra
40 g de farinha
400 ml de leite meio-gordo Terra Nostra
200 ml de natas
1 pitada de noz moscada
1 pitada de pimenta branca Margão
Flor de sal Marnoto



Comece por dar golpes na pele do pato de modo a formar losangos e chegando até à carne.
Tempere com flor de sal e pimenta branca, reservando por 1 hora. Sobre uma frigideira quente, adicione os peitos de pato com a pele virada para baixo. Cozinhe por 8 minutos ou até a pele dourar e apresentar-se crocante. Vire os peitos do outro lado e deixe cozinhar do outro lado por mais 8 minutos. 
Deixe os peitos de pato arrefecerem, retire-lhes toda a pele e pique-os grosseiramente. Reserve.
À parte, aqueça um fio de azeite e junte-lhe a cebola e os dentes de alho picados finamente. Deixe-os amolecer, em lume brando, e acrescente a polpa de tomate e o tomilho. Deixe ferver e adicione o pato picado, refogando-o por 2 minutos. 
Regue com o vinho, misture bem e desfaça a carne de modo a separa-la em pequenos pedaços. Assim que o vinho evaporar, regue com o caldo de galinha, tape o tacho e deixe cozinhar por 10 minutos. Retifique o sal, pimenta e tomilho. Deixe arrefecer completamente e passe a mistura pela varinha mágica.
Entretanto, recheie os canellone com a ajuda de uma pequena colher, preenchendo-os bem.
Enquanto isto, ferva o leite e, num outro tacho, derreta a manteiga à qual deve adicionar a farinha a pouco e pouco, mexendo bem com uma vara de arames. Vá juntando o leite, pouco de cada vez, mexendo sempre para que não crie grumos. Continue sempre a mexer até sentir que o molho começa espessar. Tempere com sal, pimenta e um pouco de noz moscada. Regue com as natas e envolva.
No fundo de um tabuleiro cerâmico coloque 1/3 do molho branco preparado, sobre estes adiciones os canellone, uns ao lado dos outros. Regue com o restante molho e polvilhe com o queijo ralado.
Leve ao forno a 180º durante 45 minutos e sirva quente acompanhado de uma salada verde.





Para acompanhar este prato, recomendo:

O Tal da Lixa - Branco
Quinta da Lixa

Castas: Trajadura, Loureiro, Azal e Pedernã
Região:Vinhos Verdes

Este vinho provem de castas tradicionalmente utilizadas na Região dos Vinhos Verdes, como a Trajadura, Loureiro, Azal e Pedernã. De cor citrina, apresenta aromas frutados, com algumas notas florais. Na boca mostra-se equilibrado e persistente . A sua acidez natural faz ressaltar o seu carácter frutado.





Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Marinhave, Buitoni, Terra Nostra, Compal, Margão, Marnoto e Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.