Maki Sushi de Salmão, Pepino e Manga












220 g de arroz para sushi Bom Sucesso
500 ml de água
1 c. sopa de mirin (vinho de arroz, doce, que pode adquirir na Gloodclicando aqui)
1 c. sopa de açúcar
1 pitada de sal (usei a flor de sal Marnoto)
2 c. sopa de vinagre para sushi Kikkoman
1 pepino
1/2 manga madura ou em calda
1 embalagem de medalhões de salmão Pescanova
1 pepino
1/2 manga madura ou em calda
5 folhas de alga nori
Wasabi


Lave o arroz em água corrente fria, transfira-o para um passador de rede e deixe-o escorrer por 1 hora.
Ao fim deste tempo, aqueça 500ml de água e, quando ferver, junte-lhe o arroz escorrido. Deixe cozer, em lume brando, até que toda a água seja absorvida. Reduza o lume para o mínimo que puder, tape, e coza por mais 5 minutos. Retire o tacho para uma superfície neutra e, tapado, deixe repousar por mais 10 minutos (ao fim deste tempo o arroz deve apresentar-se ligeiramente pegajoso, mas firme).
Entretanto, misture o açúcar com o vinagre, o vinho de arroz e o sal e leve ao lume para dissolver, mexendo.
Transfira o arroz para um recipiente largo (tabuleiro de barro/plástico ou tábua de cozinha), regue-o com a mistura anterior, envolva bem e espalhe-o com o auxilio de uma espátula. Deixe-o secar e arrefecer por cerca de 10 minutos.
Enquanto isto, corte tiras finas de salmão, de pepino e de manga. Reserve.

Para montar e enrolar o hossomaki envolva uma esteira de bambu (individual de mesa em bambu) em película aderente. Corte a folha de alga a meio e coloque uma das partes sobre a esteira de bambu. Sobre a alga, coloque uma fina camada de arroz, preenchendo bem, mas tendo o cuidado de deixar 2 cm livres de espaço numa das extremidades mais longas da alga (sempre que manusear o arroz tem que humedecer as mãos para este não grudar nelas).
Ao centro do arroz e no sentido do comprimento, adicione tiras finas de salmão, de pepino e de manga, umas sobre as outras (ocupando 1/3 do espaço do arroz). Passe uma pequena quantidade de wasabi na extremidade da alga que deixou sem arroz e comece a enrolar, com o auxilio da esteira, a parte mais longa da alga até chegar ao outro extremo que tem o wasabi, mas deixando-o de fora.
Cole a parte com wasabi contra a alga de modo a colar e a formar um rolinho. Corte este rolo em pedaços com 2.5cm e sirva com molho de soja e wasabi.



Para acompanhar este prato, recomendo:


Alvarinho - Pouco Comum  
Branco
Quinta da Lixa

Castas: Alvarinho 
Região: Vinhos Verdes

Da mais nobre e conhecida casta Portuguesa foi produzido este vinho num ano de excepcional qualidade. Aroma intenso, elegante e muito atractivo com notas florais, frutadas e nuances limonadas, num conjunto de grande carácter e finura. Fruto tropical na boca, acidez bem enquadrada com o fruto. Final longo.






Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Pescanova, Glood, Bom Sucesso, Kikkoman, Marnoto Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/