Burguer de Ananás e Fiambre








5 pães de hambúrguer grandes
1 embalagem de mistura para hambúrguer Smokey/Fumado da Margão
1/2 alface frisada
5 rodelas de ananás de conserva
10 fatias de bola de Lamego Lacticínios do Paiva
3 tomates
10 fatias de fiambre da perna extra Campofrio
Maionese Heinz 

Hambúrguer de  porco, vaca e chouriço:
100 g de chouriço de carne
200 g de carne de porco
200 g de carne de vaca
2.5 c. chá de azeite
1/3 colher de chá de pimenta Margão
2 c. chá de sal (usei o sal marinho Marnoto)


Molde e prensa para hamburguer Myburger - Lékué (que pode adquirir na Sweet Selectionclicando aqui)


Comece por picar a carne de vaca e porco juntamente com o chouriço e junte-lhe os temperos.
Com as mãos limpas, mexa tudo muito bem, mas sem esmagar demais a carne, para que ela não fique semelhante a puré e resultar num hambúrguer duro.
Em seguida, divida  a carne em cinco porções com o mesmo tamanho e uso a parte maior do molde para hamburguer para prensar a carne. Transfira os hambúrgueres para um prato, embrulhe-os em película aderente e leve ao frigorífico por 3 horas, pelo menos.
Aqueça uma chapa, sem adição de gordura,  e deixe os hambúrguers alourar, de ambos os lados, até que estejam a seu gosto. Quando prontos, retire-os para um prato e adicione-lhes duas fatias de queijo. na mesma chapa grelhe as fatias de ananás até dourarem um pouco.
Abra o pão e adicione-lhe o molho de fumado, cubra com o hamburguer com o queijo virado para cima. Acrescente duas fatias de fiambre, o ananás grelhado, tomate e alface. Termine com a maionese e cubra com a outra parte do pão.
Sirva de imediato.




Para acompanhar este prato, recomendo:




Arca Nova
Quinta das Arcas
Tinto

Denominação: DOC Vinho Verde
Ano: 2015
Castas:  Vinhão

A casta Vinhão é a casta tinta com mais expressão na Região dos Vinhos Verdes. Altamente adaptada, esta casta é famosa pela sua forte coloração, estrutura e pelos aromas frutados. O Arca Nova Vinhão, elaborado apenas com uvas desta casta, é um vinho que prima pela jovialidade, pela leve acidez e além da concentração de cor conta ainda com exuberantes aromas de fruta fresca. Um vinho de cariz gastronómico da mais alta qualidade disponível no mercado dos Vinhos Verde Tintos.
Visite a loja online: www.quintadasarcas.com/lojadaquinta/




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Campofrio, Lacticínios do Paiva, Sweet Selection, Heinz, Margão, Marnoto e Quinta das Arcas pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.