Carne de Porco à Alentejana











1 kg de lombo de porco
350 g de ameijoas
4 batatas médias
4 dentes de alho
1 folha de louro
2 c. chá de pimentão doce (usei o pimentón de la vera McCormick /Margão)
80 ml de vinho branco
2 c. sopa de banha de porco
Flor de sal Marnoto
1 pitada de pimenta branca Margão
1 molho de coentros

Comece por cortar o lombo em pequenos cubos e dispor numa travessa com os alhos descascados e picados, a folha de louro, o colorau, o vinho branco, o sal e a pimenta. Deixar marinar durante 24 horas.
No dia seguinte, escorrer a carne e guardar e guardar o caldo; fritar a carne numa frigideira com banha até ficar dourada.
Quando estiver frita acrescentar o caldo da marinada e as ameijoas, e deixar cozer entre 5 a 10 minutos até as ameijoas abrirem.
Entretanto, aquecer noutra frigideira o óleo para fritar as batatas (descascadas e cortadas em cubos similares aos da carne).
Sirva a carne com as ameijoas por cima e as batatas à volta, salpicando tudo com os coentros picados.




Para acompanhar este prato, recomendo:




Arca Nova

Quinta das Arcas

Tinto

Denominação: DOC Vinho Verde
Ano: 2015
Castas:  Vinhão

A casta Vinhão é a casta tinta com mais expressão na Região dos Vinhos Verdes. Altamente adaptada, esta casta é famosa pela sua forte coloração, estrutura e pelos aromas frutados. O Arca Nova Vinhão, elaborado apenas com uvas desta casta, é um vinho que prima pela jovialidade, pela leve acidez e além da concentração de cor conta ainda com exuberantes aromas de fruta fresca. Um vinho de cariz gastronómico da mais alta qualidade disponível no mercado dos Vinhos Verde Tintos.
Visite a loja online: www.quintadasarcas.com/lojadaquinta/



Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.


O meu muito obrigada à Margão, Marnoto e Quinta das Arcas pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.