Empanadas de Cavalinha











250 g de farinha
100 g de manteiga Lacticínios do Paiva
10 c. sopa de água
1/2 c. chá de sal (usei a flor de sal Marnoto)

3 conservas de cavalinhas primavera em tomate La Gondola
1 pedaço de cebola
2 dentes de alho picados
100 g de polpa de tomate Compal
1 fio de azeite
Molho de piri pri com alho e louro Paladin
1 c. chá de oregãos Margão
1 ovo batido
1 pitada de pimenta branca Margão




Comece por preparar a massa misturando a farinha com o sal. Adicione a manteiga, em temperatura ambiente, misturando bem com as pontas dos dedos até obter uma espécie de farelo. Adicione a água aos poucos e amassa até obter uma massa elástica e que não grude nas mãos. Divida a massa em 15 partes iguais, moldando pequenas bolas. Tape-as com película aderente e leve ao frigorífico durante 30 minutos.
Enquanto isto, aqueça o azeite e junte-lhe a cebola e os dentes de alho picados. deixe amolecer e acrescente o conteúdo das três conservas. Tempere com sal, pimenta, molho de piripiri e regue com a polpa de tomate. deixe cozinhar por 5 minutos, Reduza o preparado a puré, retifique os temperos e cozinhe por mais alguns minutos. deixe arrefecer completamente.
Estenda cada uma das partes da massa e faça círculos com elas sobre uma superfície enfarinhada (a massa deve ter uma espessura pouco grossa). Distribua o recheio pela massa, colocando-o ao centro desta, e fechando a massa dobrando-a ao meio (formato de meia-lua). Molhe as pontas da massa, pressione-a com as pontas dos dedos e pressione-a com os dentes de um garfo, de modo a ficar bem selada.
Transfira as empanadas para um tabuleiro, pincele-as com o ovo batido e leve-as ao forno, previamente aquecido a 200ºC, por 15 minutos, ou até a massa se apresentar cozida e as empadas douradas.



Para acompanhar este prato, recomendo: 




Pontual Wines 
PLC - Companhia de Vinhos do Alandroal
Branco

Castas: Arinto, Antão Vaz e Verdelho
Região: Alentejo
Enólogos: Paolo Fiuza Nigra / Dinis Gonçalves


Prova 
Cor amarela esverdeada, no aroma apresenta notas tropicais e citricas, sobressaindo abacaxi e limas maduras. Na boca mostra-se fresco, mineral e de boa persistência. Um conjunto agradável.






Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Compal, Lacticínios do Paiva, La Gondola, Paladin,cMargão, Marnoto e Pontual Wines pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.











1 comentário:

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/