Gratinado Grego de Beringela e Queijo de Cabra











1 embalagem de queijo de cabra curado Palhais original da Saloio
2 beringelas médias
250 g de tomate triturado Compal
1 cebola
Azeite q.b.
3 dentes de alho
2 c. chá de oregãos Margão
1 pitada de pimenta branca Margão
Sal marinho Marnoto q.b.


Comece por aparar as extremidades ás beringelas e corte-as, longitudinalmente, em fatias pouco grossas. Coloque as beringelas fatiadas num recipiente largo e polvilhe-as, abundantemente, com sal. Deixe repousar por 30 minutos.
Ao fim deste tempo, passe por água cada fatia de beringela e reserve.
Aqueça azeite e junte-lhe a cebola e os dentes de alho picados, deixando-os amolecer. Acrescente o tomate triturado, sal (mas pouco porque o queijo já tem muito sabor a sal), pimenta e oregãos. mexa e deixe refogar por 5 minutos. Passe o molho pela varinha mágica e reserve.
Enquanto isto, aqueça um pouco de azeite numa frigideira e salteie as fatias de beringela até que estas mudem de cor de ambos os lados e pareçam tenras.
Num tabuleiro cerãmico faça uma camada de molho de tomate, cubra com as fatias de beringela, encostando-as bem, e cubra com o quejo de cabra esfarelado. Siga este processo até terminarem os ingredientes tendo em atenção que a última camada deve ser de molho de tomate polvilhado com queijo.
Leve ao forno a 180ºC por 20 minutos e sirva com uma salada verde ou de pepino.




Para acompanhar este prato, recomendo: 




Pontual Wines 
PLC - Companhia de Vinhos do Alandroal
Branco

Castas: Arinto, Antão Vaz e Verdelho
Região: Alentejo
Enólogos: Paolo Fiuza Nigra / Dinis Gonçalves


Prova 
Cor amarela esverdeada, no aroma apresenta notas tropicais e citricas, sobressaindo abacaxi e limas maduras. Na boca mostra-se fresco, mineral e de boa persistência. Um conjunto agradável.






Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Compal, Saloio, Margão, Marnoto e Pontual Wines pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.