Quiche de Marisco














500 g de farinha
1 c. chá de sal (usei a flor de sal Marnoto)
200 g de manteiga Terra Nostra
20 c. sopa de água

900 g de mariscada Frijobel
2 pacotes de natas
200 g de ovo liquido pasteurizado Dovo (equivalente a 4 ovos M) da Derovo 
Flor de sal
1 pitada de pimenta branca Margão
1 fio de azeite
Tabasco alho q.b.
4 dentes de alho
200 g de queijo ralado Terra Nostra




Comece por preparar a massa misturando a farinha com o sal. Adicione a manteiga, em temperatura ambiente, misturando bem com as pontas dos dedos até obter uma espécie de farelo. Adicione a água aos poucos e amassa até obter uma massa elástica e que não grude nas mãos. Divida a massa em 12 partes iguais, moldando pequenas bolas. Tape-as com película aderente e leve ao frigorífico durante 30 minutos.
Estenda cada uma das partes da massa e faça círculos com elas sobre uma superfície enfarinhada (a massa deve ser pouco grossa). Coloque cada círculo de massa sobre formas pequenas e frisadas de tartelete, molde-a à forma e corte o excedente. Pique a massa com um garfo e reserve.
Parta a pata da sapateira e retire-lhe toda a sua carne, reserve.
Aqueça um pouco de azeite, junte-lhe os dentes de alho e acrescente a mariscada. Tempere com sal, tabasco e pimenta- Salteie por 5 minutos. Descarte as conchas e a casca do camarão.
Adicione uma boa porção de mariscada a cada mini quiche e acrescente um pouco de carne de sapateira e outra de queijo ralado. 
Bata os ovos, junte-lhes as natas e tempere com sal e pimenta. Regue cada quiche com este preparado até preencher as formas.
Leve ao forno, previamente aquecido a 200ºC cerca de 20 minutos, ou até a massa se apresentar cozida e as quiches douradas. 
Sirva morno ou frio.





Para acompanhar este prato, recomendo:

Espumante Bruto - Branco
Quinta da Lixa

Castas: Arinto e Avesso
Classificação: V.E.Q.P.R.D.

Processo de vinificação: Obtido pelo método Clássico de fermentação em garrafa trata-se de um Espumante bruto, que teve por base Vinho Verde Branco, elaborado a partir das castas Avesso e Arinto.
Notas de Prova: Apresenta uma cor palha aberto, com aromas frutados e uma complexidade muito agradável . A bolha fina e persistente é outra das características de qualidade deste Espumante.






Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.


O meu muito obrigada à Frijobel, Terra Nostra, Tabasco, Derovo. Margão, Marnoto Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.