Carne de Porco à Alentejana, uma receita Nárwen's Cuisine inspirada na coleção Arte da Cozinha - Edição Aupper










Aupper (editora de marketing direto) convidou-me a participar no seu desafio coleção Arte da Cozinha e eu não poderia ficar mais contente com este desafio tão interessante.
Escolhi uma receita do livro A Arte da Cozinha - Carnes e Aves que não deixará ninguém indiferente pois marca a nossa história gastronómica. Escolhi a Carne de Porco à Alentejana que reflete como é possível reunir, num só livro, receitas contemporâneas e tradicionais cheias de sabor e qualidade. Não fiz qualquer alteração à receita, pois esta pareceu-me perfeita e gostei imenso do resultado final.
A Arte da Cozinha - Carnes e Aves é um livro fantástico, muito bem ilustrado, e está repleto de receitas deliciosas, clique aqui e veja este livro e outros da coleção Aupper.





1 kg de lombo de porco numa peça única
250 g de ameijoas
4 batatas médias
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 c. chá de colorau
1 cálice pequeno de vinho branco
2 c. sopa de banha de porco
Óleo para fritar
1 pequeno molho de coentros
Sal
Pimenta


Cortar o lombo em pequenos cubos e dispor numa travessa com os alhos descascados e picados, a folha de louro, o colorau, o vinho branco, o sal e a pimenta. Deixar marinar durante 24 horas.
No dia seguinte, escorrer a carne e guardar e guardar o caldo; fritar a carne numa frigideira com banha até ficar dourada.
Quando estiver frita acrescentar o caldo da marinada e as ameijoas, e deixar cozer entre 5 a 10 minutos até as ameijoas abrirem.
Entretanto, aquecer noutra frigideira o óleo para fritar as batatas (descascadas e cortadas em cubos similares aos da carne).
Sirva a carne com as ameijoas por cima e as batatas à volta, salpicando tudo com os coentros picados.





*A Aupper é uma editora de marketing direto. Desde 2007, que esta empresa sediada em Lisboa, no Porto e em Palmela tem consolidado a presença das suas obras junto das famílias portuguesas.
Atualmente, oito vastas coleções Aupper de cultural geral podem estar em sua casa - uma delas é Arte da Cozinha e inspira esta receita.