Pão do Caco com Recheio Lusitano









2 conservas de bacalhau em azeite virgem extra e bacalhau biológicos La Gondola
1 pão do caco grande
4 dentes de alho
Azeite q.b.
4 c. sopa de azeitonas pretas picadas grosseiramente
3 tomates
Orégãos Margão

Comece por cortar o pão do caco ao meio formado duas bases iguais. Leve a forno quente com a parte cortada virada para cima e até dourar ligeiramente e encontrar-se crocante.
Raspe os dentes de alho na superfície do pão torrado até que estes se incorporem no mesmo. Regue generosamente com azeite e deixe absorver.
Enquanto isto, corte o tomate em cubinhos pequenos e pique as azeitonas grosseiramente.
Cubra cada metade do pão com os cubos de tomate, azeitonas picadas e o bacalhau em lascas. regue com o próprio azeite da conserva e polvilhe com oregãos. Leve ao forno por mais 5 minutos. Sirva morno.




Para acompanhar este prato, recomendo:




Arca Nova

Quinta das Arcas

Tinto

Denominação: DOC Vinho Verde
Ano: 2015
Castas:  Vinhão

A casta Vinhão é a casta tinta com mais expressão na Região dos Vinhos Verdes. Altamente adaptada, esta casta é famosa pela sua forte coloração, estrutura e pelos aromas frutados. O Arca Nova Vinhão, elaborado apenas com uvas desta casta, é um vinho que prima pela jovialidade, pela leve acidez e além da concentração de cor conta ainda com exuberantes aromas de fruta fresca. Um vinho de cariz gastronómico da mais alta qualidade disponível no mercado dos Vinhos Verde Tintos.
Visite a loja online: www.quintadasarcas.com/lojadaquinta/





Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à La Gondola, Margão e Quinta das Arcas pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.