Polvo no Forno com Batata Doce e Tomate Cereja








800 g de polvo limpo Pescanova
1 cebola
6 dentes de alho
1 folha de louro
200 g de tomate cereja
500 g de batata doce
Azeite extra virgem
Flor de sal Marnoto
1 pitada de pimenta branca Margão
1 haste de tomilho


Comece por cozer o polvo numa panela com água fervente temperada com 1/3 da cebola, 1 dente de alho, a folha de louro, sal, pimenta e um fio de azeite. Após 30- 45 minutos de cozimento, o polvo já deve encontrar-se tenro. Retire-o, escorra-o.
Regue um tabuleiro cerâmico com um fio de azeite, cubra o fundo com a cebola picada, o alho em lâminas, o tomate cereja cortado em metades e o tomilho. Tempere com sal e pimenta.
Acrescente a batata doce descascada e cortada em rodelas médias, tapando todo o tabuleiro.
Acrescente o polvo, inteiro, e estique os seus tentáculos pelo tabuleiro. Regue com uma boa quantidade de azeite e tempere com flor de sal e tomilho.
Envolva o tabuleiro em folha de alumínio, fechando-o bem. Leve ao forno, previamente aquecido a 200ºC, durante 30-45 hora ou até que as batatas se encontrem cozidas.
Sirva quente.






Para acompanhar este prato, recomendo:

O Tal da Lixa - Branco
Quinta da Lixa

Castas: Trajadura, Loureiro, Azal e Pedernã
Região:Vinhos Verdes

Este vinho provem de castas tradicionalmente utilizadas na Região dos Vinhos Verdes, como a Trajadura, Loureiro, Azal e Pedernã. De cor citrina, apresenta aromas frutados, com algumas notas florais. Na boca mostra-se equilibrado e persistente . A sua acidez natural faz ressaltar o seu carácter frutado.




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Pescanova, Margão,  Marnoto Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.