Ensopado de Borrego Ribatejano











1 kg de borrego para ensopado, do Alentejo, criado ao ar livre em pastagem natural com bolota Solar da Giesteira (compre aqui)
3 dentes de alho
2 folhas de louro biológico Aroma Alentejo (que pode adquirir contatando a empresa por aqui)
170 ml de vinho branco
200 g de tomate triturado Compal
1 cebola
2 c. sopa de azeite extra virgem, clássico da Azeite Olival 
1 c. sopa de banha
1 cubo de caldo de carne
2 c. chá (cheias) de pimentão doce (usei o pimentón de la vera McCormick /Margão)
1 c. sopa de salsa fresca, picada
1 c. sopa de coentros frescos, picados.
1 pitada de pimenta branca Margão
Molho de piri piri q.b.
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)
Óleo vegetal q.b.
1/2 pão saloio


Comece por temperar os pedaços de borrego, para ensopado, com os dentes de alho laminados, as folhas de louro, o vinho branco, o pimentão-doce, sal e molho de piripiri. Envolva bem e deixe marinar durante 3 horas. Aqueça o azeite com a banha e junte-lhes a cebola em meias luas e deixe-a amolecer. Adicione a carne bem escorrida e aloure-a de ambos os lados. Regue com a polpa de tomate e a marinada, junte o caldo de carne e deixe cozinhar, em lume brando, mexendo de vez em quando. Acrescente água aos poucos, e quando necessário, retifique os temperos e adicione a salsa e os coentros. Cozinhe até a carne apresentar-se bastante tenra.
Enquanto isto, corte o pão em fatias pouco grossas, e leve-o a fritar num pouco de óleo bem quente. quando já estiver lourinho de um lado, vire e cozinhe do outro. Transfira-o para papel absorvente e deixe toda a gordura escorrer de ambos os lados.
Coloque o pão numa travessa, cubra-o com o ensopado de borrego.





Para acompanhar este prato, recomendo:



Pontual Colheita
Pontual Wines

Tinto

Denominação: Vinho Regional Alentejano
Ano: 2014
Castas:  Alicante Bouschet, Syrah, Touriga Nacional, Petit Verdot
Vinho com uma cor vermelha intensa e limpa, apresenta um aroma jovem e frutado onde os frutos vermelhos tomam o protagonismo. Na boca aparece concentrado e textura agradável, ao mesmo tempo que demonstra taninos bem presentes envoltos num fim de boca longo.




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Solar da Giesteira, Azeite Olival, Aroma Alentejo, Margão, Marnoto e Pontual Wines pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.







2 comentários:

  1. Adorei tua receita. Aqui criamos ovelhas e chamamos borrego quando é novinho. Meu pai gostava muito de ensopado de carneiro. Sinto saudades de um prato que minha mãe fazia com os miúdos do carneiro e o sangue cozido. Chamamos de sarrabulho. É muito bom. Cozinha o rim, coração e o bofe. Frita uma cebola, sal e pimenta do reino, junta os miúdos picadinho. Frite bem e sirva. Vocês fazem por aí essa receita?
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, nunca provei a receita que mencionou mas parece deliciosa. tenho de experimentar um dia destes. Obrigada e bom fim de semana (que já está bem próximo)

      Eliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/