Frango Xadrez











500 g de peito de frango
1 litro de água fervente
Sal (usei a flor de sal Marnoto)
1 pitada de pimenta branca Margão
3 c. sopa de óleo de amendoim
1 cebola
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
150 g de amendoim torrado (sem sal)

500 ml de caldo de frango forte
2 c. sopa de amido de milho
1 c. sopa (cheia) de açúcar
2.5 c. sopa de molho de soja Kikkoman
2 c. sopa de molho de ostras


Comece por cortar o peito de frango em cubinhos e coloque-o dentro de dum passador grande. Regue-o com a água a ferver e agite a carne para que todos os cubinhos de frango adquiram um tom esbranquiçado. Transfira a carne para um outro recipiente e tempere com sal e pimenta, reservando por 1 hora.
Entretanto, corte a cebola e ambos os pimentos em cubos (quadrados médios). Reserve.
Aqueça uma colher de sopa de óleo e adicione-lhe a cebola e os pimentos, cozinhando-os em lume brando, até se encontrarem macios. Retire os legumes para um prato.
À mesma gordura, adicione o restante óleo, deixe aquecer e junte-lhe o frango. Doure a carne de ambos os lados e, quando se encontrar tenra, acrescente-lhe os legumes que reservou. Desligue o lume.
Enquanto isto, misture o caldo de frango com o amido de milho, misture bem até desaparecerem todos os grumos. Leve ao lume e acrescente o açúcar, o molho de soja e o molho de ostras. Mexa, sem parar, até ferver e engrossar.
Junte o molho ao frango, acrescente os amendoins torrados e sirva com arroz branco.





Para acompanhar este prato, recomendo:

O Tal da Lixa - Branco
Quinta da Lixa

Castas: Trajadura, Loureiro, Azal e Pedernã
Região:Vinhos Verdes

Este vinho provem de castas tradicionalmente utilizadas na Região dos Vinhos Verdes, como a Trajadura, Loureiro, Azal e Pedernã. De cor citrina, apresenta aromas frutados, com algumas notas florais. Na boca mostra-se equilibrado e persistente . A sua acidez natural faz ressaltar o seu carácter frutado.





Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Kikkoman, Margão, Marnoto e Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.