Castanhas de Ovos










420 g de gemas Dovo (equivalente a 21 gemas de ovo M) da Derovo
80 g de água
300 g de açúcar
2 gemas


Comece por levar ao lume a água com o açúcar, mexa e aguarde que atinja o ponto de espadana (deixe escorrer a calda de uma colher de pau, se cair como lâminas como espadas ou fitas largas, a calda está em ponto espadana [ temperatura 117º C] ).
Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Junte as gemas batidas à calda, vertendo-as em fio, e mexendo, sempre, com uma vara de arames.
Leve novamente ao lume, mexendo sempre, até que a mistura comece a despegar-se do fundo do tacho ou atinja o ponto de estrada (passe uma colher de madeira no fundo do tacho e, se formar como que uma estrada que deixe ver o fundo, a calda está em ponto de estrada [ temperatura 110º C] ).
Transfira a mistura de gemas para outro recipiente de deixe arrefecer completamente ou leve ao frigorífico para que possa moldar os docinhos. Com as mãos enfarinhadas, molde bolinhas ou dê-lhes a forma de castanhas. Coloque-as num tabuleiro enfarinhado e pincele-as com as gemas batidas.
Com o maçarico de cozinha toste as castanhas ou, se preferir, leve ao forno bem quente com o grill ligado, cerca de 5 minutos ou até tostar.
Sirva frio sobre forminhas de papel frisado.

Nota: Rende 20 castanhas de ovos.




Para acompanhar esta sobremesa, recomendo:

Tawnie de Idade
Vinho do Porto 20 Anos - Quinta do Estanho


Vinho do Porto de qualidade superior.
Elaborado a partir de uma combinação de lotes selecionados de vinhos velhos e jovens, cuja média perfaz a idade indicada no rótulo.
Estagia em barris de carvalho velho e avinhado.

Notas de prova:
Aromas terciários complexos a especiarias com notas de vinagrinho.
Boca suave, agradável, persistente e com prolongada permanência.



Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta sobremesa.

O meu muito obrigada à Derovo e Quinta do Estanho pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.