Crepioca Proteica








3 c. sopa de goma de tapioca hidratada (que pode adquirir na Gloodclicando aqui)
2 c. chá de sementes de linhaça
1 c. chá de salsa picada biológica Aroma Alentejo (adquirir contatando por aqui)
225 g de claras (equivalente a 7 claras de ovo M) DOVO da Derovo
150 g de brócolos
2 tomates chucha
1 queijo fresco (250g) de Lamego da Lacticínios do Paiva
1 pitada de pimenta branca Margão
Flor de sal Marnoto
1 fio de azeite extra virgem, biológico, da Azeite Olival 


Comece por bater as claras, em temperatura ambiente, com uma pitada de sal. Quando formar espuma junte a tapioca e bata mais um pouco para homogeneizar (não pode deixar que as claras fiquem em castelo, mas em espuma, apenas). Adicione a salsa picada e as sementes de linhaça e bata mais um pouco.
Enquanto isto, aqueça água e junte-lhe sal e uma pitada de bicarbonato de sódio. Quando ferver, acrescente-lhe os brócolos separados em pequenos buquets e coza-os até se encontrarem al dente. escorra e reserve.
Unte uma frigideira anti-aderente de tamanho médio com um pequeno fio de azeite e aqueça-a. Adicione 3/4 da mistura de claras à frigideira, em lume brando, alise a sua superfície com uma espátula e vire-a assim que se descolar ou apresentar-se levemente dourada. Enquanto o outro lado da crepioca cozinha adicione-lhe um pouco de brócolos cozidos, queijo frescos em tiras e tomate. Tempere com um pouco de sal e pimenta e dobre a crepioca sobre o recheio.
Execute o mesmo processo fazendo mais três crepiocas e sirva-as mornas ou frias.




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta receita.

O meu muito obrigada à Glood, Lacticínios do Paiva, Azeite Olival, Derovo, Margão e Marnoto pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.