Empadão de Alheira com Frango e Queijo











2 alheiras transmontanas BôFumeiro (que pode adquirir clicando aqui)
4 peitos de frango
100 g de queijo ralado Terra Nostra
1 cebola
3 dentes de alho
Azeite extra virgem, clássico, da Azeite Olival 
Sal (usei a flor de sal Marnoto)
1 pitada de pimenta branca Margão1 ovo batido
750 g de batatas
1 c. sopa de manteiga Terra Nostra
375 ml de leite, meio gordo, Terra Nostra
1 pitada de noz moscada
1 ovo


Comece por cortar os peitos de frango em cubos pequenos e tempere com o sal, o sumo de limão,a pimenta branca e os dentes de alho laminados. Deixe tomar gosto por 1 hora. Enquanto isto, prepare o puré de batata levando-as a cozer em água temperada com sal. Depois de cozidas, reduza-as a puré, junte a manteiga e tempere com noz-moscada. Leve novamente ao lume, mexa e junte o leite, aos poucos. Acrescente o ovo e mexa bem. 
Aqueça um pouco de azeite e adicione-lhe a cebola e os dentes de alho picados. Deixe-os amolecer e acrescente o frango e a alheira, sem pele, salteando até alourar. Passe a mistura pela varinha mágica e retifique os temperos. adicione o queijo ralado grosseiramente e envolva.
Preencha o fundo de um tabuleiro cerâmico (ou ramekins, para doses individuais) com metade do puré. Adicione a mistura de frango e alheira e cubra com o restante puré de batata.
Por fim, pincele com ovo batido e leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, durante 20 minutos ou até gratinar.




Para acompanhar este prato, recomendo:

Arca Nova Branco 
Quinta das Arcas


Denominação: DOC Vinho Verde
Ano: 2015
Castas: Loureiro, Arinto, Trajadura
O vinho mais emblemático da Quinta das Arcas e o primeiro vinho a ser produzido pela empresa. Um vinho muito apreciado pelo seu equilíbrio, pela conjugação perfeita entre os aromas de três das mais famosas castas da região e ainda pela excelente relação qualidade/preço. É também um dos vinhos mais premiados da Quinta das Arcas.

Visite a loja online: www.quintadasarcas.com/lojadaquinta/



Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à BôFumeiroTerra Nostra, Azeite Olival, Margão, Marnoto e Quinta das Arcas pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.