Polvo no Forno com Salpicão











800 g de polvo limpo Pescanova
1 cebola
Azeite extra virgem, clássico, da Azeite Olival 
7 dentes de alho
2 folha de louro biológico Aroma Alentejo (adquirir contatando por aqui)
1 haste de coentros biológicos Aroma Alentejo (adquirir contatando por aqui)
1 haste de salsa fresca biológica Aroma Alentejo (adquirir contatando por aqui)
500 g de batatas pequenas para assar
150 g de salpicão transmontano BôFumeiro (que pode adquirir clicando aqui)
1 pitada de pimenta branca Margão
Flor de sal Marnoto


Comece por cozer o polvo numa panela com água fervente temperada com a cebola, 1 dente de alho, 1 folha de louro, sal, pimenta e um fio de azeite. Após 30- 45 minutos de cozimento, o polvo já deve encontrar-se tenro. Retire-o, escorra-o e corte-o em pedaços médios.
Enquanto isto, descasque as batatas e dê-lhes uma pré-cozedura, em água fervente temperada de sal, por 8 minutos. Escorra as batatas.
Num tabuleiro cerâmico, adicione um fio de azeite e adicione o polvo e as batatas. Polvilhe com os dentes de alho, a cebola e as ervas aromáticas, ambos picados. Acrescente a folha de louro, cortada em três partes, o salpicão em pequenos cubos e regue com azeite abundante. Tempere com um pouco de sal e pimenta
Tape o tabuleiro com uma folha de alumínio, fechando-o bem, e leve ao forno, previamente aquecido a 200ºC, durante 30 minutos ou até que todos os ingredienets se encontrem assados.




Para acompanhar este prato, recomendo:

O Tal da Lixa - Branco
Quinta da Lixa

Castas: Trajadura, Loureiro, Azal e Pedernã
Região:Vinhos Verdes

Este vinho provem de castas tradicionalmente utilizadas na Região dos Vinhos Verdes, como a Trajadura, Loureiro, Azal e Pedernã. De cor citrina, apresenta aromas frutados, com algumas notas florais. Na boca mostra-se equilibrado e persistente . A sua acidez natural faz ressaltar o seu carácter frutado.





Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Pescanova, BôFumeiro, Azeite Olival, Aroma Alentejo, Margão, Marnoto e Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.