Vatapá de Camarão













500 g de camarão Vannamei 20/30 Frijobel
1 cacete/baguete médio (pão francês)
1 chávena de farinha de mandioca torrada (que pode adquirir na Gloodclicando aqui)
1/2 chávena de amendoim torrado
50 g de caju torrado
1 cebola
100 ml de tomate triturado Compal
1 pedacinho de gengibre fresco (menor do que uma azeitona)
500 ml de leite de côco
Azeite de dendê
1 malagueta
Coentros frescos biológicos Aroma Alentejo (adquirir contatando por aqui)
Flor de sal Marnoto

Arroz  de côco :
2 copos de arroz agulha Bom Sucesso
4 copos de água
Sal q.b.
1 c. sopa de óleo de côco Origens Bio
4 c. sopa de côco ralado



Comece por cozer os camarões em 600 ml de água fervente temperada com sal. Após 8 minutos, apague o lume, coe o caldo de cozedura e descasque os camarões. Coloque o pão no caldo que reservou e deixe-o amolecer. 
Pulverize, no processador de alimentos, a farinha de mandioca, os amendoins e os cajus até obter uma espécie de farinha. Junte-lhe o pão com o caldo de cozedura e o leite de côco. Bata até ficar um creme homogéneo. Leve a lume brando, acrescente um pouco de sal, e vá mexendo para engrossar.
Enquanto isto, aqueça o óleo de dendê e adicione-lhe a cebola bem picada, a malagueta em pedacinhos e o tomate triturado. Pouco tempo depois, junte também o camarão e deixe refogar até que a cebola caramelize.Junte o refogado do camarão ao creme de côco, misture, verifique o sal e deixe apurar por mais 5 a 10 minutos.
Enquanto isto, prepare o arroz levando ao lume a água, o arroz, o óleo, o sal e o côco ralado. Deixe ferver por 30 segundos em temperatura alta e baixe o lume. Tape e deixe cozer até que o arroz absorva toda a água.
Sirva o vatapá de camarão polvilhado com coentros picados e acompanhe com o arroz.



Para acompanhar este prato, recomendo:

Arca Nova Branco 
Quinta das Arcas


Denominação: DOC Vinho Verde
Ano: 2015
Castas: Loureiro, Arinto, Trajadura
O vinho mais emblemático da Quinta das Arcas e o primeiro vinho a ser produzido pela empresa. Um vinho muito apreciado pelo seu equilíbrio, pela conjugação perfeita entre os aromas de três das mais famosas castas da região e ainda pela excelente relação qualidade/preço. É também um dos vinhos mais premiados da Quinta das Arcas.

Visite a loja online: www.quintadasarcas.com/lojadaquinta/



Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Frijobel, Glood, Origens Bio, Compal, Aroma Alentejo, Bom Sucesso, Marnoto e Quinta das Arcas pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.