Pato Recheado com Castanhas, Maçãs e Passas









1 pato Marinhave
1.5 c. chá de alho moído
2 c. sopa de óleo de amendoim
150 ml de vinho branco
1.5 c. chá de pimentão doce
1/2 c. chá de louro moído
Molho de piripiri q.b.
1 pitada de pimenta branca 
Sal 
500 g de batata doce
300 g de castanhas descascadas
5 maçãs reineta
5 maçãs vermelhas
3 c. de sopa de passas de uva
1/2 c. sopa de margarina
Agulha e linha de cozinha



Comece misturar o vinho branco com o óleo de amendoim, o sal, a pimenta branca, o pimentão doce, o louro moído, o alho moído e o molho de piripiri.
Lave o pato e unte-o com o molho que preparou, passando-o por dentro e por fora da ave até gastar todo o molho. deixe marinar de um dia para o outro. Adicione mais sal se achar necessário.
Ao fim deste tempo, demolhe as passas em água morna durante 10 minutos.
Descasque as maçãs, corte-as em gomos médios e junte-as com as castanhas descascadas. Recheie o pato com elas e vá juntando as passas que demolhou, usando-as todas. Assim que o pato já estiver completamente recheado, coza-o com agulha e linha de cozinha para que o recheio não saia.
Coloque o pato num tabuleiro grande e coloque, à sua volta, a batata doce em cubos médios e as castanhas que sobejaram. Regue o pato com toda a marinada que restou e adicione-lhe uma pequena noz de margarina. Salpique as batatas com um pouco de sal e leve ao forno a 180º por, cerca de, 2 horas ou até que o pato se encontre dourado e assado. A meio da cozedura, deve virar o pato e acrescentar as maçãs ao assado.