Pato Recheado com Castanhas, Maçãs, Passas e Côco










1 pato Marinhave
1.5 c. chá de alho moído
2 c. sopa de óleo de amendoim
150 ml de vinho branco
1.5 c. chá de pimentão doce Margão
1/2 c. chá de louro moído
Molho de piripiri q.b. (usei Tabasco)
1 pitada de pimenta branca Margão
Flor de sal Marnoto
500 g de batata doce
300 g de castanhas descascadas
5 maçãs reineta
2 embalagens de coco tostado natural Origens Bio
5 maçãs vermelhas
2 embalagens de
3 c. de sopa de passas de uva
1/2 c. sopa de margarina
Agulha e linha de cozinha



Comece misturar o vinho branco com o óleo de amendoim, o sal, a pimenta branca, o pimentão doce, o louro moído, o alho moído e o molho de piripiri.
Lave o pato e unte-o com o molho que preparou, passando-o por dentro e por fora da ave até gastar todo o molho. deixe marinar de um dia para o outro. Adicione mais sal se achar necessário.
Ao fim deste tempo, demolhe as passas em água morna durante 10 minutos.
Descasque as maçãs, corte-as em gomos médios e junte-as com as castanhas descascadas. Recheie o pato com elas e vá juntando as passas que demolhou e o coco tostado, usando a sua totalidade. Assim que o pato já estiver completamente recheado, coza-o com agulha e linha de cozinha para que o recheio não saia.
Coloque o pato num tabuleiro grande e coloque, à sua volta, a batata doce em cubos médios e as castanhas que sobejaram. Regue o pato com toda a marinada que restou e adicione-lhe uma pequena noz de margarina. Salpique as batatas com um pouco de sal e leve ao forno a 180º por, cerca de, 2 horas ou até que o pato se encontre dourado e assado. A meio da cozedura, deve virar o pato e acrescentar as maçãs ao assado.




Para acompanhar este prato, recomendo:



Pontual Colheita
Pontual Wines

Tinto

Denominação: Vinho Regional Alentejano
Ano: 2014
Castas:  Alicante Bouschet, Syrah, Touriga Nacional, Petit Verdot
Vinho com uma cor vermelha intensa e limpa, apresenta um aroma jovem e frutado onde os frutos vermelhos tomam o protagonismo. Na boca aparece concentrado e textura agradável, ao mesmo tempo que demonstra taninos bem presentes envoltos num fim de boca longo.
Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Marinhave, Origens Bio, Tabasco, Koala, Margão, Marnoto e Pontual Wines pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.