Polvo de Natal











1 polvo grande (com 3.200 kg) Frijobel
1 cebola
2 dentes de alho
2 folhas de louro
1 fio de azeite extra virgem
1 pitada de pimenta branca Margão
Flor de sal Marnoto


700 g de batata doce

2 couves coração
1 ramo de acelgas
4 cenouras
8 ovos cozidos Dovo da Derovo
7 dentes de alho
250 ml de azeite
40 g de manteiga Terra Nostra
1 pitada de bicarbonato de sódio
1 pitada de pimenta branca
Vinagre branco (usei o vinagre de pêra rocha do Oeste da Paladin)
Sal


Comece por cozer o polvo numa panela com água fervente temperada com 1 cebola, 2 dente de alho, 2 folha de louro, sal, pimenta e um fio de azeite. Após 45- 60 minutos de cozimento, o polvo já deve encontrar-se tenro. Retire-o, escorra-o e corte-o em pedaços. 
Enquanto isto, coza as batatas doce juntamente com as cenouras temperadas de sal e pimenta. Quando se encontrarem tenras, escorra, corte em pedaços e reserve.
À parte, aqueça água e tempere com sal e bicabornato de sódio, adicione as couve coração, cortadas a meio, e as acelgas. Coza-as e escorras-as, tendo atenção para deixar as acelgas bem firmes.
Aqueça a manteiga, junte-lhe um fio de azeite e um dente de alho picado. Junte-lhe as acelgas e salteie-as.
Numa travessa de servir, disponha o polvo, as batatas doce fatiadas grossas, os ovos cortados em metades, as couves coração e as acelgas. Polvilhe com os dentes de alho picados e tempere com sal, vinagre e azeite em abundância




Para acompanhar este prato, recomendo:

O Tal da Lixa - Tinto
Quinta da Lixa

Castas: Vinhão
Região:Vinhos Verdes

Após criteriosa selecção das melhores uvas das castas Vinhão, Azal tinto e Borraçal, com fermentação em cuba obtemos este vinho retinto de cor que apresenta algumas notas vegetais no aroma, encorpado e macio na boca, acidez equilibrada e uma ligeira adstringência.


Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.


O meu muito obrigada à Frijobel, Terra Nostra, Derovo,  Paladin, Margão, Marnoto Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.