Bôla de Presunto e Queijo














1 saqueta de fermento de padeiro Vahiné
450 g de farinha
30 g de manteiga Lacticínios do Paiva
100 ml de azeite extra virgem, biológico, da Azeite Olival 
100 ml de água
180 g de ovo liquido pasteurizado Dovo (equivalente a 3 ovos L) da Derovo
1 c. chá de de flor de sal Marnoto
Ovo batido

Recheio:
400 g de presunto em cubos (sem gordura ou courato) Sicarze - disponível no Intermarché e Comércio Tradicional
500 g de queijo famengo com alecrim Lacticínios do Paiva




Comece por misturar o fermento com a farinha. Abra uma cavidade ao centro desta mistura e adicione o sal, os ovos, o azeite, a manteiga amolecida e a água. Amasse bem, sovando até que a massa se descole das mãos e apresente-se fofa (se necessário, junte mais farinha). Faça uma bola com a massa, coloque-a dentro de uma tigela, polvilhe- a com farinha, cubra-a com um pano e deixe levedar, em local aquecido, até duplicar o volume (cerca de 2 horas). 
Enquanto isto, desfie o frango e livre-o de peles e ossos. Retire a pele ao chouriço e ao salpicão e corte-os em pequenos cubos. Misture bem todas as carnes.
Quando a massa já estiver lêveda, separe-a em 2 retangulos (grandes e de espessura fina) de peso e tamanho iguais. Unte e enfarinhe, um tabuleiro de tamanho idêntico à massa que formou. Coloque a primeira camada de massa na forma e adicione o presunto e o queijo, ambos picados. Cubra com o outro pedaço de massa e fechando bem os bordos desta. Cubra com um pano e deixe levedar por mais 30 minutos. 
Pincele a superfície da massa com ovo batido e leve-a ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 40 minutos ou até a massa estar cozida.
Sirva morno ou frio.

*Se preferir divida a massa em 4 retangulos do mesmo tamanho e use 2 tabuleiros.




Para acompanhar este prato, recomendo:



Pontual Colheita
Pontual Wines

Tinto

Denominação: Vinho Regional Alentejano
Ano: 2014
Castas:  Alicante Bouschet, Syrah, Touriga Nacional, Petit Verdot
Vinho com uma cor vermelha intensa e limpa, apresenta um aroma jovem e frutado onde os frutos vermelhos tomam o protagonismo. Na boca aparece concentrado e textura agradável, ao mesmo tempo que demonstra taninos bem presentes envoltos num fim de boca longo.
Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.



Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Lacticínios do Paiva, SicarzeAzeite Olival, Vahiné, Derovo, Marnoto e Pontual Wines pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.