Tarte de Doce de Ovos









100 g de manteiga Terra Nostra
200 g de farinha
1/2 c. chá de aroma a baunilha Vahiné
30 g de açúcar
50 g de ovo liquido pasteurizado Dovo (equivalente a 1 ovo M) da Derovo
300 g de creme de doce (de ovo) Dovo da Derovo



100 g de claras de ovo DOVO (equivalente a 4 claras de ovo L) da Derovo
100 g de açúcar
1/2 c. chá de sumo de limão


Unte e enfarinhe uma forma de tarte de fundo removível.
Junte a farinha com o sal num recipiente grande. Adicione a manteiga em pedacinhos e amasse, com a ponta dos dedos, até obter uma espécie de migalhas.
Incorpore o açúcar e faça uma cova no centro da mistura. adicione o ovo previamente batido com a baunilha e misture bem a massa com uma espátula (se a massa estiver muito seca borrife-a com um pouco de água). Transfira-a para uma superfície polvilhada com farinha e amasse um pouco. Em seguida, molde uma bola, achate-a, cubra-a com película aderente e leve-a ao frigorífico por 1 hora.
Coloque a massa na forma, espalhando-a, uniformemente, tanto no fundo como nas laterais da mesma. Encha-as com feijões secos e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, por 10 minutos. Descarte os feijões e o papel vegetal e leve novamente ao forno até que o fundo esteja cozinhado e levemente dourado.
Enquanto isto, bata as claras em castelo e adicione açúcar, aos poucos, batendo sempre até ficarem bem firmes. Por fim, adicione o sumod e limão e bata mais um pouco.
Retire a tarte do forno e preencha-a com o creme de ovo. Decore com o merengue, usando o saco de pasteleiro para formar picos médios a toda a volta, até chegar ao centro. 
Leve novamente ao forno, a 220ºC, por 5 minutos ou até queimar ligeiramente o merengue.




Para acompanhar esta receita, recomendo:


Tawnie de Idade
Vinho do Porto 20 Anos - Quinta do Estanho


Vinho do Porto de qualidade superior.
Elaborado a partir de uma combinação de lotes selecionados de vinhos velhos e jovens, cuja média perfaz a idade indicada no rótulo.
Estagia em barris de carvalho velho e avinhado.

Notas de prova:
Aromas terciários complexos a especiarias com notas de vinagrinho.
Boca suave, agradável, persistente e com prolongada permanência.




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta sobremesa.

O meu muito obrigada à DerovoVahinéTerra Nostra e Quinta do Estanho pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.