Cogumelos Recheados com Alheira e Queijo









1 alheira transmontana BôFumeiro (que pode adquirir clicando aqui)
300 g de cogumelos brancos, frescos
120 g de queijo mozzarella ralado Arla
1 fio de azeite extra virgem, biológico, da Azeite Olival 
1 pitada de pimenta branca Margão
Sal fino
Oregãos biológicos, Aroma Alentejo (adquirir contatando por aqui)


Comece por lavar os cogumelos e retire-lhes o pé. Corte os pés dos cogumelos em pedacinhos (quase picados) e reserve. Coloque os cogumelos, com a cavidade virada para cima, num tabuleiro cerâmico. Tempere-os com sal fino, pimenta, oregãos e regue com um pequeno fio de azeite.
Enquanto isto, retire a pele à alheira e coloque a sua carne num recipiente, misturando bem numa espécie de massa. Adicione os pézinhos dos cogumelos à alheira e molde pequenas bolinhas com esta massa. Disponha as bolinhas dentro das cavidades dos cogumelos, preenchendo-os bem, e polvilhe com o queijo ralado.
Leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC, durante 7 minutos ou até o queijo gratinar.
Sirva morno ou frio, mas morno é mais saboroso.




Para acompanhar este prato, recomendo:

Quinta da Lixa Branco 
O tal Vinho da Lixa

Castas: Loureiro, Alvarinho e Trajadura
Região: Vinhos Verdes

O Quinta da Lixa é produzido com algumas das mais nobres castas da região dos vinhos verdes, produzidos e vinificados na região que lhes dá o nome.
Aspecto brilhante e cor citrina. No aroma apresenta um carácter frutado com algumas nuances a frutos tropicais e um caracter floral.
Na boca confirma toda a expectativa criada pela intensidade do aroma, muito equilibrado, este vinho apresenta-se seco com complexidade e persistência.

Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.


O meu muito obrigada à BôFumeiro, Arla (JMD), Aroma AlentejoAzeite Olival, Margão e Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.