Ninho de Páscoa










Bolo:
200 g de açúcar
200 g de manteiga Terra Nostra
200 g amêndoa com pele
300 g de ovo liquido pasteurizado Dovo (equivalente a 6 ovo M) da Derovo
160 g de farinha
1 c. chá de fermento químico em pó Vahiné

Ganache de Chocolate:
200 ml de natas
200 g de chocolate negro de culinária

Doce de ovos:
12 gemas de ovo 
250 ml de água
300 g de açúcar

Decoração:
Fios de ovos (receita aqui)
Amêndoas de Páscoa coloridas



Comece por preparar o doce de ovo levando ao lume a água com o açúcar. Mexa para dissolver o açúcar e aguarde que atinja ponto de pérola, que acontece quando o fio que correr da colher for espesso e ficar uma gota suspensa na extremidade (temperatura 108º C). Retire do lume e deixe arrefecer cerca de 10-15 minutos. Ao fim deste tempo, e quando a calda já não estiver tão quente, junte-lhe as gemas (previamente batidas) a pouco e pouco enquanto mexe constantemente com uma vara de arames.
Leve o creme de ovo novamente ao lume até atingir ponto de estrada; que acontece quando passar uma colher de madeira no fundo do tacho e, se formar como que uma estrada que deixe ver o fundo (temperatura 110º C ). Cuidado neste momento para deixar ferver ou o doce de ovos ficará cristalizado. Deixe arrefecer e conserve no frigorífico até ao momento de usar.
Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Adicione-lhe os ovos, um a um, batendo sempre. Acrescente a amêndoa com pele, previamente moída em farinha, e bata mais um pouco. Junte a farinha, misturada cm o fermento, e bata até obter um creme homogéneo. Divida a massa por duas formas médias, de tamanho igual, untadas e enfarinhadas.
Leve ambas as formas ao forno, previamente aquecido a 180ºC, durante 25 minutos (faça o teste do palito e tenha atenção para não cozer demasiado ou o bolo ficará seco). Desenforme, corte ambos os bolos a meio, de forma a obter quatro círculos de tamanho igual.
Coloque uma das partes do bolo num prato de servir e cubra-o com doces de ovos, abundantemente. Adicione mais uma parte de bolo, cubra com doce de ovos e assim sucessivamente até chegar ao último circulo de massa. Alise as laterais do bolo e barre com o doce de ovos que lhe restar.
desenhe um círculo na superfície do bolo, na última camada deste, deixando 2 cm de margem. Com uma faca, retire um pouco da massa nesse círculo que desenhou, afundando o bolo ao centro e de forma a que este pareça um ninho.
À parte, ferva as natas e junte-lhe o chocolate, previamente partido em pedaços pequenos. Mexa para que derreter o chocolate e leve ao lume. mexendo com uma vara de arames, até obter uma mistura homogénea. Cubra todo o bolo com o ganache de chocolate, ainda quente.
Deixe secar e forme um círculo de fios de ovos em volta da base do bolo. Adicione os restantes fios de ovos à cavidade que fez na parte superior do bolo, tentando deixa-la parecida com um ninho. Ao centro deste, adicione algumas amêndoas coloridas de forma a parecerem ovos.




Para acompanhar esta receita, recomendo:

Ginja D'Óbidos - Licor de Ginja
Vila das Rainhas
Frutóbidos

O sucesso do Licor de Ginja d`Óbidos “Vila das Rainhas”, está na essência do fabrico artesanal, sem corantes nem aromatizantes, obtendo-se um néctar de cor rubi e sabor aveludado, o qual deve ser consumido a uma temperatura de 14ºC ou 15ºC.

Teor alcoólico:
20% vol.

Saiba mais:


Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta sobremesa.

O meu muito obrigada à Terra Nostra, Vahiné, Derovo Vila das Rainhas (Frutóbidos) pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.