Rolinhos de Vitela Grelhados com Queijo e Farinheira








1 peça de cheio da pá de vitela usei a carne do Alentejo alimentada a bolota do Solar da Giesteira  (compre aqui)
400 g de queijo gourmet Terra Nostra
2 farinheiras, receita tradicional do Sr. Cândido, Nobre
Fio de cozinha
Mistura sal marinho e limão Hands on Earth (compre aqui)
1 pitada de pimenta branca Margão

Salada Coleslaw:
1/2 couve roxa
1/2 couve coração
2 cenouras médias
2 hastes de salsa fresca,  biológico, Aroma Alentejo (adquirir por aqui)
1/2 limão
120 g de maionese Heinz
2 c. sopa de mostarda Heinz

Grelhador a carvão, portátil, sem fumo ArtiGrill (adquira por aqui)


Comece por aparar a carne formando uma espécie de retangulo (reserve as aparas para usar numa sopa, por exemplo). Corte o retangulo de carne a meio formando dois retangulos mais pequenos. Pegue em cada um destes retangulos e dê-lhes um golpe lateral abrindo os pedaços quase por completo mas sem os separar em dois (a ideia é formar um pedaço de carne maior e mais fino). Bata a carne com um martelo de cozinha para afinar a carne um pouco mais. Tempere com a mistura de sal e uma pitada de pimenta. Reserve por duas horas.
Entretanto, coza as farinheiras em água fervente durante 5 minutos. Retire-as da água, corte o fio que a mantêm unida e estique-a.
Coloque os pedaços de carne sobre uma superfície lisa e forre um dos seus lados com fatias de queijo. Adicione a farinheira ao centro e enrole, como se fosse uma torta,  atando bem a carne com fio de cozinha. 
De seguida, prepare o grelhador e grelhe o rolo de carne até se encontrar a seu gosto, mas sem deixar passar demasiado.

Enquanto isto, prepare a salada começando por lavar os legumes. Descasque as cenouras e raspe-as em tiras médias que deve regar com o sumo de limão. Corte as couves em juliana fina e misture todos os legumes. Adicione  a salsa picada, a maionese e a mostarda e envolva tudo muito bem.
Sirva carne cortada em fatias e acompanhe com a salada.



Para acompanhar este prato, recomendo:



Alicante Bouschet 
Herdade do Rocim
Tinto

Castas: Alicante Bouschet 
Ano: 2015


O “Herdade do Rocim” Alicante Bouschet é um vinho genuíno, produzido a partir da paixão de gerações que tiveram sempre pela terra o maior respeito e ternura. É produzido a partir da casta Alicante Bouschet, cuidadosamente pisada a pé em lagar de pedra tradicional. Estágio em balseiros de carvalho francês.

Encomende aqui: http://rocim.pt/








Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Solar da Giesteira, Artigrill, Nobre, Terra Nostra, Heinz (JMD), Aroma Alentejo, Margão, Hands on Earth Herdade do Rocim pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.