Aranhas de Salsicha










450 g de farinha
50 g de manteiga Terra Nostra
30 g de azeite
1 c. chá de sal (usei flor de sal Marnoto)
2 c. chá de alho moído Margão
100 ml de água

12 salsichas (3 embalagens) Nobre Top, Queijo e Bacon
1 pimento vermelho
24 azeitonas recheadas com pimento Fragata
Ovo batido

Robot de cozinha KCook Multi da Kenwood
Base de madeira (fatia de tronco) DeBORLA



Corte cada uma das salsichas, no sentido do comprimento, em quatro tiras semelhantes. Coloque quatro tiras de salsicha juntas, estique ligeiramente uma bola de massa e enrole-a em torno das salsichas, ao centro. Deste modo irá prender as tiras de salsicha e formará o corpo da aranha. 
Molde a massa para ficar um pouco mais redonda e pincele-a com ovo batido.
Corte as azeitonas a meio e coloque, cada uma das metades, sobre a lateral da massa, com um pouco de espaço entre si. Pressionando-as para se fixarem e deixando o corte virado para si. Assim, irão parecer-se com os olhos da aranha.
Mais abaixo, coloque uma tira fina de pimento para formar a boca.
Coloque todas as 12 "aranhas" num tabuleiro forrado com tapete de silicone e leve ao forno, previamente aquecido a 200ºC, durante 15 minutos ou até dourarem.


Massa com Robot de cozinha KCook Multi da Kenwood:
Coloque o acessório de mistura na taça da kCook Multi.
Na taça, junte a manteiga e o azeite e programe 2 minutos, na velocidade 2, a 100º.  Adicionar a água, a farinha e o sal e marque 3 minutos, na velocidade 5.  Coloque no frigorífico por 30 minutos.

Método tradicional:
Derreta a manteiga no microondas, ou em banho maria, e junte-lhe o azeite. Adicione a água, a farinha e o sal e amasse bem até obter uma massa fofa e elástica. Forme uma bola e deixe no frigorífico por 30 minutos.

Nota: Rende 12 aranhas





Para acompanhar este prato, recomendo:


Arca Nova Branco 
Quinta das Arcas


Denominação: DOC Vinho Verde
Ano: 2016
Castas: Loureiro, Arinto, Trajadura

O vinho mais emblemático da Quinta das Arcas e o primeiro vinho a ser produzido pela empresa. Um vinho muito apreciado pelo seu equilíbrio, pela conjugação perfeita entre os aromas de três das mais famosas castas da região e ainda pela excelente relação qualidade/preço. É também um dos vinhos mais premiados da Quinta das Arcas.

Visite a loja online: www.quintadasarcas.com/lojadaquinta/




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Nobre, Terra Nostra, Fragata (Ponte Vertical), Marnoto, Margão, Kenwood, DeBORLA e Quinta das Arcas pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.