Sopa Rabo de Boi








1 rabo (de boi) de vitela, do Alentejo, criada ao ar livre em pastagem natural com bolota Solar da Giesteira (compre aqui)
3 cenouras
3 dentes de alho
2 folhas de louro, biológico, Bio Aroma Alentejo (adquirir por aqui)
1 boa pitada de tomilho biológico, Bio Aroma Alentejo (adquirir por aqui)
1 cebola pequena
1 lata de feijão encarnado Compal da Horta
1 batata grande
1 cubo de caldo de carne
1 haste de salsa, biológica, Bio Aroma Alentejo (adquirir por aqui)
1 pitada de pimenta branca Margão
Flor de sal Marnoto

Base de madeira (fatia de tronco) DeBORLA


Comece por cortar o rabo de boi em pedaços mais pequenos.
Aqueça o azeite e aloure a carne de ambos os lados. Junte-lhe dois litros de água, deixe ferver e acrescente a cebola em pedaços, os dentes de alho laminados, uma boa pitada de tomilho, as folhas de louro, sal e pimenta. Deixe cozer por duas horas, adicionando mais água quando for necessário.
Ao fim deste tempo, adicione a batata em cubos pequenos e as cenouras também em cubos. Junte mais água, até cobrir tudo, adicione o caldo de carne, e deixe cozer até que os legumes se encontrem tenros. Retifique o sal, a pimenta e a água e junte o feijão escorrido. Cozinhe por mais 10 minutos e sirva quente, polvilhado com salsa picada.



Para acompanhar este prato, recomendo:



Alicante Bouschet 
Herdade do Rocim
Tinto

Castas: Alicante Bouschet 
Ano: 2015


O “Herdade do Rocim” Alicante Bouschet é um vinho genuíno, produzido a partir da paixão de gerações que tiveram sempre pela terra o maior respeito e ternura. É produzido a partir da casta Alicante Bouschet, cuidadosamente pisada a pé em lagar de pedra tradicional. Estágio em balseiros de carvalho francês.

Encomende aqui: http://rocim.pt/




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Solar da Giesteira, Compal, Bio Aroma Alentejo, Margão, DeBORLA, Marnoto e Herdade do Rocim pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.