Vitela Estufada com Chouriço e Cenouras











1200 g de sete da pá de vitela, do Alentejo, criada ao ar livre em pastagem natural com bolota Solar da Giesteira (compre aqui)
1 cebola grande
3 hastes de salsa, biológica, Aroma Alentejo (adquirir por aqui)
3 dentes de alho
150 g de chouriça transmontana BôFumeiro  adquirir clicando aqui)
1 dl de azeite
3 cenouras
300 ml de tomate triturado Compal da Horta
1 folha de louro, biológico, Aroma Alentejo (adquirir por aqui)
1 cubo de caldo de carne
250 ml de vinho branco
Flor de sal Marnoto
Pimenta branca  Margão
2 cravos da índia
Molho de piripiri Jerónimos

Puré de batata congelado da McCain
Caçarola de Indução com asas 28cm Crafond (compre aqui)
Base de madeira (fatia de tronco) DeBORLA



Comece por aquecer o azeite e junte-lhe a cebola picada e os dentes de alhos, ambos picados. Refogue por dois minutos, junte a folha de louro e deixe a cebola amolecer.
Adicione a carne, inteira, alourando-a de ambos os lados. Junte o tomate triturado e cozinhe por mais alguns minutos, mexendo frequentemente.
Tempere com o sal, a pimenta branca, os cravinhos, o molho de piripiri, o cubo de carne desfeito e a salsa. Regue com o vinho branco e junte as cenouras e o chouriço em cubos pequenos. Deixe cozinhar 5 minutos e cubra a carne com água. Deixe cozinhar, em lume brando, durante 2 horas, virando a carne diversas vezes e juntado mais água casa seja necessário.
Retifique os temperos e deixe o molho espessar.
Sirva a carne corada em fatias, coberta com o molho e acompanhe com puré de batata preparado segundo as instruções da embalagem.






Para acompanhar este prato, recomendo:



Alicante Bouschet 
Herdade do Rocim
Tinto

Castas: Alicante Bouschet 
Ano: 2015


O “Herdade do Rocim” Alicante Bouschet é um vinho genuíno, produzido a partir da paixão de gerações que tiveram sempre pela terra o maior respeito e ternura. É produzido a partir da casta Alicante Bouschet, cuidadosamente pisada a pé em lagar de pedra tradicional. Estágio em balseiros de carvalho francês.

Encomende aqui: http://rocim.pt/




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Solar da Giesteira, BôFumeiro, Crafond, McCain, Aroma Alentejo, Jerónimos, Margão, DeBORLA, Marnoto e Herdade do Rocim pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.