Tarte de Avelã Cremosa com Maçãs Floridas

´





Massa:
200 g de miolo de avelã NutVitae (compre aqui)
60 g de farinha
100 g de açúcar
170 g de manteiga, gelada
100 g de ovo liquido pasteurizado Dovo (equivalente a 2 ovos M) da Derovo
Ovo em spray da Derovo

Creme pasteleiro baunilhado
90 g de ovo liquido pasteurizado Dovo (equivalente a 2 ovo M) da Derovo 
2 gemas
550 ml de leite, meio gordo, Terra Nostra
20 g de manteiga Terra Nostra
120 g de açúcar
25 g de amido de milho
2 c. chá de aroma a baunilha Vahiné

4 maçãs vermelhas
Canela moída Margão
Sumo de limão
Açúcar




Comece por untar e enfarinhar uma forma de tarte de tamanho grande e com fundo removível (eu usei duas formas uma formas retangulares e longas).
Estique a massa a forre a forma com ela. Cubra-a com feijões secos (para manter a forma original da massa) e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, por 10 minutos. Retire os feijões, borrife toda a massa com ovo em spray (por dentro e por fora) e leve novamente ao forno até que o fundo esteja cozinhado e levemente dourado. Retire do forno e adicione-lhe o creme de pasteleiro.
Corte a maçã em 4 gomos e retire o caroço. Corte fatias finas de maçã e coloque-as num prato, umas ao lado das outras. Regue com com sumo de limão e polvilhe com canela e açúcar. Leve ao microondas por 30 segundos. Enrole cada uma das fatias de maçã, deixando uns rolinhos mais apertados que outros, e coloque-os uns dentro dos outros sobre o creme de pasteleiro de modo a formar diversas "flores" ao longo da tarte.
Torne a polvilhar com açúcar e canela e leve ao forno por mais 5 minutos.



Com Robot de cozinha KCook Multi da Kenwood:
Coloque a lâmina na taça da kCook Multi. Na taça, coloque as avelãs e programe 3 minutos na velocidade 6 e mais 3 minutos de valocidade 11.
Adicione a manteiga, a farinha, o ovo e o açúcar. Programe 2 minutos, na velocidade 10. 
Molde uma bola, achate-a, cubra-a com película aderente e leve-a ao frigorífico por 1 hora.
Lave a taça e seque-a. Coloque todos os ingredientes para o creme de pasteleiro na taça kCook Multi e programe 6 minutos, a 80ºC na velocidade 8.

Método tradicional:
Reduza a avelã a farinha , usando um processador de alimentos, e junte-a à farinha de trigo. Adicione a manteiga, em pedacinhos, e amasse, com a ponta dos dedos, até obter uma espécie de migalhas. 
Incorpore o açúcar e faça uma cova no centro da mistura. adicione o ovo, previamente batido, e misture bem, amassando-a para homogeneizar. Molde uma bola, achate-a, cubra-a com película aderente e leve-a ao frigorífico por 1 hora.
Entretanto, aqueça o leite e, à parte, misture o amido de milho, o açúcar, o ovo e a gema, misturando-os muito bem. Adicione, a esta mistura, o leite fervente e envolva bem, com uma vara de arames, para não criar grumos. Junte o aroma de baunilha e leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar um pouco. 




Para acompanhar esta receita, recomendo:


Ginja D'Óbidos - Licor de Ginja
Vila das Rainhas
Frutóbidos

O sucesso do Licor de Ginja d`Óbidos “Vila das Rainhas”, está na essência do fabrico artesanal, sem corantes nem aromatizantes, obtendo-se um néctar de cor rubi e sabor aveludado, o qual deve ser consumido a uma temperatura de 14ºC ou 15ºC.

Teor alcoólico:
20% vol.

Saiba mais:




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta sobremesa.

O meu muito obrigada à KenwoodTerra Nostra, NutVitae, Margão, Vahiné, Derovo e Vila das Rainhas (Frutóbidos) pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/