Pães Festivos com Recheio de Queijo e Fiambre








500 g de farinha
125 g de abóbora cozida, bem escorrida e em puré
10 g de fermento em pó para pão Vahiné
65 g de açúcar
4 g de sal (usei a flor de sal Marnoto)
50 ml de sumo de laranja
50 ml de azeite suave
100 ml de água da cozedura da abóbora


12 fatias grossas de queijo Castelões
16 rodelas de peito de frango, forno de lenha, da Campofrio
Sementes de linhaça castanha NutVitae (compre aqui)

Placa 8 pães de leite perfurada de A Metalúrgica Bakeware Porduction, S. A. (compre aqui)



Comece por misturar a farinha com o fermento, açúcar e sal. Faça uma cova no centro deste preparado e verta-lhe a abóbora em puré (coza a abóbora, deixe-a a escorrer num passador e reduza-a a puré), o sumo de laranja, o azeite e a água de cozedura.
Amasse durante alguns minutos até obter uma massa fofa e elástica (se colar muito nos dedos junte mais farinha). Forme uma bola com a massa, cubra com um pano e deixe levedar por 40 minutos ou até dobrar de volume. Divida a massa em 6 porções de tamanho semelhante e estenda-as em retangulos de espessura fina. Cubra-a com as fatias de queijo, deixando uma margem livre a toda a volta. Acrescente o fiambre e vire as ponta quatro de massa  para o centro, unindo-as e alise a superfície. Transfira a massa para um tabuleiro forrado com papel vegetal, ajeite o formato dos pães em forma de cacete largo e deixe-os levedar, tapados, por mais 40 minutos.
Pincele com ovo batido, coloque um cortador de bolachas sobre os pães e salpique o seu interior com as sementes de linhaça, formando estrelas.
Leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC,  numa forma perfurada, própria para pães, por 45 minutos.




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta receita.

O meu muito obrigada à Campofrio, A Metalúrgica Bakeware Porduction, S. A. , Nutvitae, Castelões, Marnoto, Vahiné pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.