Bolo de Chocolate com Recheio de Limão








Bolo:
200 g de ovo liquido pasteurizado Dovo (equivalente a 4 ovo M) da Derovo
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha
1 chávena de óleo vegetal
1 chávena de leite
1 chávena de chocolate em pó
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Recheio:
200ml de leite condensado
1 limão (sumo)

Cobertura:
3 colheres de sopa de chocolate em pó Cimarrom
4 colheres de sopa de leite
1 colheres de sopa de manteiga Lacticínios do Paiva
1 lata de leite condensado

Robot de cozinha kMix vermelho da Kenwood


Comece por juntar os ovos com o açúcar e mexa bem com uma vara de arames. Adicione a farinha, o fermento e o chocolate em pó e volte a mexer. Por fim, junte os líquidos à massa e bata bem até que esta fique bem homogénea e sem grumos.
Numa forma de aro removível, untada com margarina e polvilhada com farinha, deite a massa do bolo e leve-o ao forno a 180ºC por, aproximadamente, 45 minutos (faça o teste do palito para verificar a cozedura). Após o cozimento do bolo, retire-o do forno e corte-o em duas partes iguais.
Para fazer o recheio, deve juntar o leite condensado com o sumo do limão e mexer muito bem. Deve acrescentar o sumo de limão aos poucos e de acordo com o seu gosto. 
Cubra uma das metades do bolo com o creme de limão e adicione-lhe a outra metade de bolo.
Para a cobertura, junte o chocolate em pó com a manteiga e o leite e leve ao lume. Mexa sempre e, quando estiver quase a levantar fervura, junte o leite condensado e mexa bem até obter uma mistura cremosa. Deve cobrir o bolo, ainda morno, com esta cobertura, logo quando a tira do lume, para que possa penetrar ligeiramente na massa.




Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta receita.

O meu muito obrigada à Kenwood, Lacticínios do Paiva, Cimarrom e Derovo pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.